Pedro Tudela + Angélica Salvi + Inês Nepumuceno
Oscilador Gráfico #2.1
21/12/2021

22/12/2021
20:00
Concerto

Oscilador Gráfico #2.1

Pedro Tudela + Angélica Salvi + Inês Nepumuceno

30.11 | 20h30 | Sala de espetáculos


Direção Artística Saco Azul Associação Cultural & Maus Hábitos

Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura


O projeto Oscilador Gráfico parte da iniciativa de cruzar dois tipos distintos de artes, a música em modo de improvisação sonora e o design gráfico.  


Para isso, numa primeira fase é lançado o desafio a seis artistas gráficos de criarem uma partitura gráfica, para interpretação de dois músicos, em que estejam representados visualmente conceitos e gestos musicais, como textura, altura, intensidade, tempo e densidade, que serão apresentados num formato visual à sua escolha. Estas peças têm de representar três andamentos com a duração total de quinze minutos cada, totalizando quarenta e cinco minutos por peça. Todas as obras terão de ter legendagem para a correta leitura da mesma.


Posteriormente a esta criação são convidados doze músicos com conhecimentos e currículo na área da música experimental/improvisada bem como conhecimento de leitura e interpretação de partituras gráficas e agrupados aos pares.

Cada um desses pares terá então de fazer dois espetáculos de improvisação musical com leitura de uma das partituras gráficas previamente escolhida, em dois espaços físicos, o Maus Hábitos no Porto e o Café Concerto do Teatro de Vila Real.


Estes espetáculos serão registados visualmente e com gravação áudio.


Como parte do projeto será criado um site onde poderão ser apreciadas as obras musicais compostas nestes espetáculos e as respetivas partituras, bem como todo o material visual que foi registado, para além da informação pertinente sobre todos os artistas envolvidos no projeto.



Músicos 


Pedro Tudela nasceu em Viseu, em 1962. Concluiu o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1987. Professor Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Enquanto aluno da ESBAP, foi cofundador do Grupo Missionário: organizou exposições nacionais e internacionais de pintura, arte postal e performance. Participa em vários festivais de performance desde 1982. Foi autor e apresentador dos programas de rádio escolhe um dedo e atmosfera reduzida na xfm, entre 1995 e 1996. Em 1992, por ocasião da exposição “Mute ... life”, funda o coletivo multimédia Mute Life dept. [MLd]. Enveredou pela produção sonora em 1992, participando em concertos, performances e edições discográficas, em Portugal e no estrangeiro. Cofundador e um dos elementos do projeto multidisciplinar e de música digital @c. Membro fundador da media label Crónica. Trabalha em cenografia desde 2003. Expõe individualmente com regularidade desde 1981. Participa em inúmeras exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro desde o início da década de 80. Encontra-se representado em museus, coleções públicas e particulares. Vive e trabalha no Porto. www.pedrotudela.org


Angélica Salvi é uma harpista e compositora espanhola radicada no Porto desde 2011. Fruto da sua formação e experiência internacional junto de instituições como o Real Conservatório de Música de Madrid, Real Conservatório de Haia ou a Universidade de Arizona, tem vindo a construir uma carreira multifacetada  e largamente colaborativa. Detém, também, o nível de Mestre em Ensino da Música, pela Escola Superior de Música do Porto.

Com uma carreira dinâmica, além dos inúmeros concertos, o seu trabalho regista várias gravações discográficas, estreias de obras, projectos multi-disciplinares, colaborações com vários artistas, compositores, coreógrafos e encenadores. Dedica-se à improvisação, música contemporânea e electroacústica, explora várias técnicas de preparação, amplificação do instrumento e técnicas estendidas, sempre na busca de novos universos sonoros. É professora de Harpa no Conservatório de Música do Porto e faz parte do ensemble galego de música contemporânea Vertixe Sonora.


Designer


Inês Nepomuceno nasceu no Cavaquistão (Viseu) e mudou-se para o Porto em 2004 para estudar Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Durante a licenciatura, realizou um período de estudos em Bruxelas na École Supériore des Arts et de l’Image Le 75, aproximando-se da área da fotografia e do Design Editorial. Quando terminou a licenciatura foi viver para Barcelona, onde colaborou com o atelier Twopoints.net


Regressou ao Porto para realizar o Mestrado em Design de Comunicação na ESAD - Escola Superior de Artes e Design e em 2011 foi convidada para estagiar no Departamento de Comunicação e Projecto da mesma instituição. Ainda durante esse período frequentou a Escola de Verão ISIA Urbino/Werkplaats Typografie Summer school 2014.


Actualmente trabalha como Designer no esad—idea, Investigação em Design e Arte da ESAD de Matosinhos, tendo neste contexto sido responsável pelo design do catálogo e imagem gráfica da exposição P. — Uma exposição de homenagem a Paulo Cunha e Silva, assim como pela imagem gráfica da exposição Eyes Wide Open - 100 anos de Fotografia Leica e do Paulo Cunha e Silva Art Prize, projectos da Câmara Municipal do Porto.


Paralelamente a este trabalho colabora em alguns projectos na área cultural como Designer freelancer. Desenhou a identidade gráfica da Representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitectura de 2021(In Conflict), do festival DDD+FITEI de 2019 e 2021, a identidade gráfica da Galeria Municipal do Porto, todos eles em colaboração com Mariana Marques.


Em 2019 ganhou o Prémio de Design do Livro, da Direcção-Geral do Livro pela obra 751 — O tempo não consome a eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva.

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção Artística

marianavitale@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


Image

powered by

Image
Image