Fortaleza Europa
João Fonte Santa
19/4/2018

23/5/2018
21:30
Exposição

Fortaleza Europa é um projecto construído a partir de um olhar sobre a simbologia histórica de muro ou de muralha.

Tendo como ponto de partida, os diversos muros mais famosos existentes no mundo, como a muralha da China, do Adriano na Escócia, de Berlim ou de Trump, podemos deduzir que estes construções não serviram apenas como dispositivos de proteção contra a invasão de pretensos bárbaros, invasores vindos do exterior ou noutros casos para impedir a sua fuga, pois são paradoxalmente o que impossibilita a expansão e manutenção de impérios. Enquanto configurações redutoras da comunicação entre indivíduos e povos, impossibilitam trocas culturais e são mecanismos que apenas garantem temporalmente a existências de grandes impérios. Simultaneamente na sua pequenez ideológica totalitária avessa aos ideais humanistas mais básicos, são o motor que historicamente os tem conduzido até à sua inexorável implosão final.

Fortaleza Europa resulta por isso da apropriação de uma série de fotos da Muralha Atlântica que a Alemanha nazi construiu durante a Segunda Guerra Mundial à volta do norte do continente europeu.

Neste projecto a muralha surge como modo de evocação simbólica do surgir de novos muros europeus, tal como o criado por Schengen, pelo racismo ou pela discriminação étnica e religiosa. Um fenómeno que parece esquecer e limpar da sua memória, a origem da sua riqueza material e humana, adveio da livre troca comercial e cultural com os outros povos das cinco partes do mundo, com a sua intrínseca diversidade e multiplicidade, passaram pela Europa ou porque nela decidiram viver.

Bio
João Fonte Santa (Évora, 1965). Vive e trabalha em Lisboa. O seu trabalho tem sido apresentado em numerosas exposições individuais e colectivas, em galerias e instituições. A sua obra está representada em diferentes coleções privadas e públicas. Ilustrador em diversas publicações nacionais e internacionais. Licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela FBAUL.

18.04.19 - João Fonte Santa - Fortaleza Europa

Projeto:

Mupi Gallery

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


18.04.19 - João Fonte Santa - Fortaleza Europa

powered by

18.04.19 - João Fonte Santa - Fortaleza Europa
18.04.19 - João Fonte Santa - Fortaleza Europa
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile