GL 574
Carla Castiajo
27/6/2019

24/7/2019
21:30
Exposição

'GL 574' | Carla Castiajo
Ciclo "A Política das Imagens" com curadoria de João Baeta


"Quando em 2012 visitei o museu Glyptothek em Munique, fiquei deslumbrada com um torso que estava exposto. Para exprimir o que esta estátua provocou quando a observei e fotografei, recorro às palavras de Jacques Rancière, do livro, O Espectador Emancipado: "Não tem boca para transmitir uma mensagem, não tem rosto para exprimir um sentimento, não tem membros para dirigir ou executar uma ação". Esta estátua mutilada, esta forma mítica está privada do seu mundo, já não transmite qualquer espécie de grandeza social. Não exprime nenhum sentimento, não propõe nenhuma ação, no entanto, a superfície parece que «olha» o espectador por todos os lados. Tomo “emprestadas” as fotografias realizadas e as palavras para dar forma/corpo a esta proposta a que chamei GL 574, que corresponde ao número de inventário desta estátua. "
Carla Castiajo


//

Carla Castiajo licenciou-se em Arte e Design, em 2003, na Escola Superior de Arte e Design (ESAD), em Matosinhos, Portugal. Concluiu o mestrado em Belas-Artes, em 2006, na Konstfack, em Estocolmo, Suécia. Finalizou o doutoramento, em 2016, na Estonian Academy of Arts, Tallinn, Estónia. O tema da sua pesquisa artística foi Purity or Promiscuity? Exploring Hair as a Raw Material in Jewellery and Art. Lecionou em diversas universidades em diferentes países, como a Beaconhouse National University, em Lahore, Paquistão, a Oakham School, em Oakham, Inglaterra, a Escola Superior de Arte e Design em Matosinhos, Portugal, a Estonian Academy of Arts, em Tallinn, Estónia, e a Academy of Fine Arts and Design, em Bratislava, Eslováquia.
Carla Castiajo cruza no seu trabalho as áreas de arte e joalharia. Nos últimos anos tem utilizado muitas vezes o cabelo humano/pelo como material. Recorre aos materiais, para comunicar as suas ideias, pois estes possuem os seus próprios atributos e natureza simbólico-cultural, incorporam significados e podem criar e estabelecer diferentes diálogos. O seu trabalho tem sido apresentado em diversas exposições em diferentes países.

19.06.27 - Carla Castiajo

Projeto:

Mupi Gallery

Ficha Técnica

A Política das Imagens
Curadoria: João Baeta
Produção e Comunicação: Mariana Vitale
Assistência de Produção e Comunicação: Catarina Rangel Pereira

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


19.06.27 - Carla Castiajo

powered by

19.06.27 - Carla Castiajo
19.06.27 - Carla Castiajo
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile