Canícula
Joachim Luxo
25/7/2019

4/9/2019
21:30
Exposição

'Canícula' | Joachim Luxo
Ciclo "A Política das Imagens" com curadoria de João Baeta


As três imagens desta exposição na Mupi Gallery foram isoladas e retiradas de um projeto mais alargado igualmente intitulado Canícula. Enquanto tríptico retro-iluminado coloca-nos diversas questões associadas ao ócio das férias nos dias de hoje. Nelas, o lazer surge como possibilidade de repouso, de interrupção duma atividade laboral, de direito à preguiça, acompanhados por uma aparente ligeireza e desprendimento, ou afirmação da paradoxal utilidade do 'dolce far niente'. Mas, paralelamente, são imagens da aparência, enquanto véu que na sua dimensão humana encobre diversas micro narrativas e ficções. Muitas vezes são «realidades» alienadas que acolhem no seu seio dramas e tragédias, consequência da superprodução e do consumismo global.


//

Joachim Luxo é um artista de origem luso-francesa. Presentemente vive e trabalha no Porto. Frequentou e concluiu a licenciatura e mestrado em fotografia e vídeo pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris. Foi docente durante vários anos no departamento de cinema da Faculdade de Artes Plásticas da Universidade de Paris – Sorbonne, continuando atualmente implicado no ensino da Arte e Imagem no Porto.
O seu trabalho está presente em diversas colecções públicas e privadas em vários países e tem sido apresentado em diversas exposições nacionais e internacionais, mostras e festivais, tais como: Pinakothek der Moderne de Munique, Fundação Gulbenkian de Lisboa, Siggraph USA, Cinemed de Montpellier, Musée Fabre de Montpellier, FFA Bruxelles, RTSI Lugano Suíça, Forum des Images Paris, Théâtre des Bouffes du Nord Paris, Cité de la Musique Paris.




19.07.25 - Joachim Luxo

Projeto:

Mupi Gallery

Ficha Técnica

A Política das Imagens
Curadoria: João Baeta
Produção e Comunicação: Mariana Vitale
Assistência de Produção e Comunicação: Catarina Rangel Pereira

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


19.07.25 - Joachim Luxo

powered by

19.07.25 - Joachim Luxo
19.07.25 - Joachim Luxo
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile