—
Flutuações
Virgílio Ferreira
Ciclo "A Política das Imagens" com curadoria de João Baeta
Em todos os espaços e lugares do universo existe movimento, cruzamento, encontro, fragmentação ou associação. Toda a matéria pode ser entendida sob a ideia de contínua interação e intensa relação. Os seus fenómenos observáveis e inobserváveis, levam-nos a pensar que o lugar da existência humana não se conforma com qualquer posição solipsista ou individualista, convidando a pensar de um modo holista - tudo está em relação. Isto implica inevitavelmente uma reflexão sobre o tipo de conexões e relações que existem entre humanos e não humanos.
Assim, este grupo de três imagens denominado “Flutuações” propõe uma visão fotográfica composta por multi-camadas, combinando memórias estéticas inconscientes, onde a dinâmica e a diversidade navega entre o micro e o macro, fazendo emergir representações de espaços sociais e naturais.
As imagens expostas na Mupi Gallery serão eventualmente uma metáfora duma possível memória eidética de fenómenos de expansão e velocidade do Universo.
/
Virgílio Ferreira, Porto, 1970
Mestre em Fotografia pela Universidade de Brighton, Reino Unido. É o fundador e coordenador da Plataforma Ci.CLO e diretor artístico da Ci.CLO Bienal Fotografia Porto. Enquanto artista o seu trabalho tem sido exposto na Europa, Médio Oriente, Estados Unidos e Sudeste Asiático, com destaque: Trienal de Fotografia de Hamburgo; Flowers Gallery (Londres); Galeria Módulo (Lisboa); Galeria Madé (Paris); Museu da Imagem; Fotofestiwal Lodz (Lodz); Royal College of Art (Londres); Madridfoto; Format Festival (Derby); Southeast Museum of Photography (U.S.A.); Unseen Photo Fair (Amesterdão); Ofoto Gallery (Xangai); Photo LA e Photo Miami, Fotofestival Mannheim; BAC Festival - Centre of Contemporary Culture of Barcelona; entre outras. Tem sido reconhecido com vários prémios dos quais, 1000 Words Award e nomeado para o Prix Pictet e Magnum Graduate Photographers Award, e apoiado com bolsas para pesquisa e desenvolvimento de projetos incluindo DGArtes, Santander International Masters Scholarships e Fundação do Oriente, Macau, China. Representado em várias coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro. Publica regularmente os projetos que desenvolve
Projeto:
Galeria
Press
Outros eventos do mesmo projeto
Nas Entrelinhas do Pixel
—
The Window Shop
—
When you see blood in the streets...
—
As Pessoas de Quem Não Me Lembro
—
A altitude de um caracol
—
—
—
—
—
—
—
Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
danielpires@maushabitos.com
Assessoria de Imprensa