Curadoria de Ana Carvalho
Não há botão retrocesso para a vida – o interminável trabalho em progresso de Mark Amerika
26/3/2020

12/4/2020
21:30

Não há botão retrocesso para a vida – o interminável trabalho em progresso de Mark Amerika
Curadoria de Ana Carvalho

Inauguração: 26.03— 21h30
Patente até: 12.04


Ao longo da última década, temos vindo a assistir ao surgimento da fotografia e videografia móveis. O filme Immobilité (2007-2009), do artista intermédia Mark Amerika, foi talvez a primeira obra de arte a usar o telemóvel como ferramenta para captura de imagens na construção de uma longa-metragem. Em Immobilité (o título é um trocadilho com a natureza dos telefones celulares), Amerika combina texto e videografia móvel com uma peça sonora de eletrónica experimental para contar uma intricada história ficcional-teórico-factual sobre um trio de reclusos nómadas que passam o seu tempo a capturar imagens de si próprios e de uma paisagem do outro mundo onde tentam sobreviver.

A produção de arte digital a partir do oceano cultural da informação é essencial ao trabalho de Mark Amerika. Se o remix, como "cola cultural" (Eduardo Navas), serve como forma de indicar o comportamento da informação para juntar matéria digital, então é o simulacro baudrillardiano que define o seu território para as ações artísticas de Mark Amerika. Objetos culturais, nativos digitais ou digitalizados, tornam-se a principal matéria-prima à disposição de cada artista no seu processo de construir o que Amerika chama de objetos imaginários de média digital, uma estratégia de pós-produção que cresce a partir do que Nicolas Bourriaud chama de "guião cultural" que os artistas manipulam para "reprogramar o mundo". Agora que infinitos fluxos de dados estão disponíveis, os jardins dos nossos vizinhos são vistos através de cercas em vez de paredes. "Cobiça o código-fonte do teu vizinho", Amerika escreve no seu remix dos Dez Mandamentos. O que é exatamente o que ele faz. Amerika opera como persona-performance onde tudo é parte de um jogo justo desde que alimente o processo criativo. Uma vez selecionada intuitivamente a matéria-prima escolhida, somos livres para manipular o infinito trabalho em progresso, da mesma forma que a nossa própria consciência se tornou agora uma forma mutável e reproduzível. A singular noção de criação original já não é necessária (alguma vez foi?). Tudo está em processo de potencialmente se tornar parte de infinitamente novas combinações. Sob essa perspectiva, é central o papel do artista-como-editor, bem como a “prática como estilo de vida” cut/paste (como diz Amerika), ou seja, a seleção natural de ações e ferramentas digitais tornam-se extensões do corpo do artista performer. Não terá sido a criação sempre recriação?

Usar o telemóvel como ferramenta para a produção de longas-metragens exige que o artista esteja imerso na prática da vida digital cotidiana e que o artista interprete o personagem principal na sua própria história,o que dá lugar a uma infinitude de personae digitais que intervêm ativamente em diferentes contextos. Como no trabalho de outros artistas contemporâneos, como Eleanor Antin, Lynn Hershman Leeson e Amelia Ulman, as personae de Mark Amerika vão desde o blogger-artista conhecido como Professor VJ ao artista-professor Walt Whitman Benjamin, ao escritor-remixer conhecido como The Playgiarist, ao mítico Artist 2.0, entre uma lista imensa de outros, e estendendo-se a trabalhos colaborativos e personae coletivas.

As formas de texto experimental de Mark Amerika evoluem como parte do que ele chama de “um conceito expandido de escrita”, ampliando a presença da palavra do livro para o vídeo e para a performance ao vivo, resultando de um diálogo íntimo com autores, artistas e escritores, entre eles Alfred North Whitehead, Chris Marker, Ingmar Bergman, Kathy Acker, Hélène Cixous, Clarice Lispector, Marcel Duchamp, Jacques Derrida e William Burroughs. Ao longo do percurso de Amerika, e especialmente na seleção de obras de arte em vídeo apresentadas em Não há botão retrocesso para a vida, a ação da remixagem torna-se uma forma de conversar. Semelhante às estratégias situacionistas de criação a partir da vida quotidiana, Amerika usa recontextualizações de imediato de qualquer matéria-prima disponível a qualquer momento para criar um glitch na alma da máquina. O que surge é uma série de mash-ups inesperados que esteticamente renderizaram uma presença ontologicamente perturbadora no campo da distribuição.

A exposição na galeria de arte Maus Hábitos apresenta o trabalho de Mark Amerika em diversos formatos de vídeo, no cruzamento de vários géneros e práticas artísticas: vídeo-pedagogia, vídeo-ensaio, vídeo-musical, videoclipe, vídeo-glitch e vídeo-poesia. A performance para a câmara, a gravação a partir do Google Maps e as imagens provenientes das profundezas do arquivo da Internet são combinadas com animações em 3D, presentes no trabalho de Mark Amerika, demonstra-nos a continuidade do estilo de pós-produção de Amerika, a vida do artista, e as intermináveis obra de arte tornam-se inseparáveis.

BIO
Mark Amerika é professor na Universidade do Colorado em Boulder, diretor fundador do Programa Doutoral em Arte Intermédia, Escrita e Performance na Faculdade de Média, Comunicação e Informação e professor de Arte e História da Arte. Amerika, que em 2001 foi selecionado pela Time Magazine como um dos 100 inovadores, exibiu sua obra internacionalmente em locais como a Whitney Biennial of American Art, o Museu de Arte de Denver, o Instituto de Arte Contemporânea em Londres, e o Walker Art Center. Em 2009-2010, o Museu Nacional de Arte Contemporânea de Atenas, Grécia, recebeu a exposição da extensa retrospectiva de Mark Amerika, intitulada UNREALTIME. Em 2009, Amerika lançou Immobilité, de forma geral considerada a primeira longa-metragem artística gravada com telemóvel. É autor de muitos livros, incluindo remixthebook (University of Minnesota Press), META / DATA: A Digital Poetics (The MIT Press), remixthecontext (Routledge) e Locus Solus: An Inappropriate Translation Composed in a 21st Century Manner (Counterpath Press). A sua obra transmédia expandida Museum of Glitch Aesthetics foi comissariada pelo Festival Abandon Normal Devices em conjunto com as Olimpíadas de Londres 2012. O projeto tem sido remisturado por curadores para exposições físicas, incluindo a exposição ‘Museum of Glitch Aesthetics’ para o Festival AND, 'Glitch. Clique. Thunk, patente na University of Hawaii Art Galleries, e ‘GlitchMix: not an error’, em Havana, Cuba.

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


20.03.26 - Não há botão retrocesso para a vida – o interminável trabalho em progresso de Mark Amerika

powered by

20.03.26 - Não há botão retrocesso para a vida – o interminável trabalho em progresso de Mark Amerika
20.03.26 - Não há botão retrocesso para a vida – o interminável trabalho em progresso de Mark Amerika
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile