Shortcutz #257 Porto convida Leituras Feministas
15/7/2020
20:30
Sessão de cinema

A Sessão 257 do Shortcutz Porto é presencial e online.

A participação é gratuita, sujeita à lotação presencial no espaço Maus Hábitos, sem restrição de lotação na plataforma online.

 

Sessão online em: 

Shortcutz Porto

Saco Azul 

Maus Hábitos


Shortcutz Porto convida o grupo de estudo Leituras Feministas e juntos apresentam o duo colaborativo multidisciplinar Luiza Porto e Márcia Bellotti. Da obra diversa de Porto e Bellotti escolhemos 2 curtas metragens: VERMELHO, que por meio de uma fusão entre performance, ficção e documentário, fala sobre as amarras que constroem à força o universo feminino, e ASHES OF THE AFTERNOON (134 MORTES), que parte de uma visão surrealista para trazer uma crítica política contemporânea sobre a violência que envolve o dia-a-dia das pessoas transexuais no Brasil. Com a apresentação destas curtas e a presença das artistas por videoconferência, poderemos-nos debruçar sobre ideias de ‘female gaze’, ‘queerness’,  interseccionalidade e estética.

 

Programação:

VERMELHO

2014 |  5´50´´| VIDEO ARTE

Realizadoras:  Luiza Porto e Márcia Bellotti

sinopse: Por meio de uma fusão entre performance, ficção e documentário, este videoarte fala sobre as amarras que constroem à força o universo feminino.”Não se nasce mulher: torna-se…” _Simone de Beauvoir em “O segundo sexo” (Le deuxième sèxe, 1949)

 

ASHES OF THE AFTERNOON (134 MORTES)

2015 | 9’29” | VIDEO ARTE

Realizadoras:  Luiza Porto e Márcia Bellotti

Sinopse:Ashes of the Afternoon (134 mortes) parte de uma visão surrealista para trazer uma crítica política contemporânea sobre a violência que envolve o dia-a-dia das pessoas transexuais no Brasil.

Depois das curtas-metragens, conversa com as artistas Luiza Porto & Márcia Bellotti

 

*Leituras Feministas é um grupo de estudo do centro de estudos i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

 

Sobre as participantes

Luiza Porto & Márcia Bellotti

Duo colaborativo de artistas multidisciplinares. Possuem formação em design, cinema, fotografia, música e artes visuais. Bolseiras no programa de estudos EAVerão 2015 e 2016 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Márcia Bellotti atualmente cursa mestrado em Som e Imagem com especialização em Cinema e Audiovisual na Universidade Católica Portuguesa, Porto, e Luiza Porto desenvolve trabalho de ateliê voltado para arte contemporânea em técnicas de gravura e artes têxteis. Juntas foram selecionadas para residências artísticas, notadamente os programas de residências do "Arte Institute", Lisboa, do "Open Studios Cidadela Art District", Cascais, e da Fundação Bienal de Cerveira, Cerveira. Participaram de exposições individuais e coletivas no Brasil e Portugal, entre as quais se destacam: “Entre camadas, silêncio” (pintura, fotografia e têxtil), 2019, Casa de Cultura dos Olivais, Lisboa; “Ensaios sobre a intimidade”, (fotografia, escultura, vídeo, instalação e têxtil), 2017, Galeria MUTE, Lisboa; "Fluido" (videoinstalação), 2016, Mostra de Imagem em Movimento, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro. Seus filmes foram selecionados por festivais na nacionais e internacionais, notadamente: "VIS Vienna Independent Shorts", Viena, 2015; "Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade", 2015, São Paulo; "Mostra Todos os Gêneros", Itaú Cultural, São Paulo, 2016; “Risco Cinema”, Cinemateca MAM, Rio de Janeiro, 2016; “FUSO 2016”, Lisboa; "FiLiA Conference - LassStrugle", Londres, 2017.

 

Moderação: Carla Cruz e Luísa Sequeira

Org: i2ADS

 

--

Este encontro é feito em parceria com o  Shortcutz – um movimento internacional de curtas metragens que existe no Porto desde 2010, dinamizado pela cineasta Luísa Sequeira – com o i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade Saco Azul Associação Cultural &  Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural

 


Entrada livre, com possibilidade de reserva de mesa na Loja Online do Maus Hábitos.

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção Artística

marianavitale@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Image

powered by

Image
Image