Shortcutz #257 Porto convida Leituras Feministas
15/7/2020
20:30
Sessão de cinema

A Sessão 257 do Shortcutz Porto é presencial e online.

A participação é gratuita, sujeita à lotação presencial no espaço Maus Hábitos, sem restrição de lotação na plataforma online.

 

Sessão online em: 

Shortcutz Porto

Saco Azul 

Maus Hábitos


Shortcutz Porto convida o grupo de estudo Leituras Feministas e juntos apresentam o duo colaborativo multidisciplinar Luiza Porto e Márcia Bellotti. Da obra diversa de Porto e Bellotti escolhemos 2 curtas metragens: VERMELHO, que por meio de uma fusão entre performance, ficção e documentário, fala sobre as amarras que constroem à força o universo feminino, e ASHES OF THE AFTERNOON (134 MORTES), que parte de uma visão surrealista para trazer uma crítica política contemporânea sobre a violência que envolve o dia-a-dia das pessoas transexuais no Brasil. Com a apresentação destas curtas e a presença das artistas por videoconferência, poderemos-nos debruçar sobre ideias de ‘female gaze’, ‘queerness’,  interseccionalidade e estética.

 

Programação:

VERMELHO

2014 |  5´50´´| VIDEO ARTE

Realizadoras:  Luiza Porto e Márcia Bellotti

sinopse: Por meio de uma fusão entre performance, ficção e documentário, este videoarte fala sobre as amarras que constroem à força o universo feminino.”Não se nasce mulher: torna-se…” _Simone de Beauvoir em “O segundo sexo” (Le deuxième sèxe, 1949)

 

ASHES OF THE AFTERNOON (134 MORTES)

2015 | 9’29” | VIDEO ARTE

Realizadoras:  Luiza Porto e Márcia Bellotti

Sinopse:Ashes of the Afternoon (134 mortes) parte de uma visão surrealista para trazer uma crítica política contemporânea sobre a violência que envolve o dia-a-dia das pessoas transexuais no Brasil.

Depois das curtas-metragens, conversa com as artistas Luiza Porto & Márcia Bellotti

 

*Leituras Feministas é um grupo de estudo do centro de estudos i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

 

Sobre as participantes

Luiza Porto & Márcia Bellotti

Duo colaborativo de artistas multidisciplinares. Possuem formação em design, cinema, fotografia, música e artes visuais. Bolseiras no programa de estudos EAVerão 2015 e 2016 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Márcia Bellotti atualmente cursa mestrado em Som e Imagem com especialização em Cinema e Audiovisual na Universidade Católica Portuguesa, Porto, e Luiza Porto desenvolve trabalho de ateliê voltado para arte contemporânea em técnicas de gravura e artes têxteis. Juntas foram selecionadas para residências artísticas, notadamente os programas de residências do "Arte Institute", Lisboa, do "Open Studios Cidadela Art District", Cascais, e da Fundação Bienal de Cerveira, Cerveira. Participaram de exposições individuais e coletivas no Brasil e Portugal, entre as quais se destacam: “Entre camadas, silêncio” (pintura, fotografia e têxtil), 2019, Casa de Cultura dos Olivais, Lisboa; “Ensaios sobre a intimidade”, (fotografia, escultura, vídeo, instalação e têxtil), 2017, Galeria MUTE, Lisboa; "Fluido" (videoinstalação), 2016, Mostra de Imagem em Movimento, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro. Seus filmes foram selecionados por festivais na nacionais e internacionais, notadamente: "VIS Vienna Independent Shorts", Viena, 2015; "Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade", 2015, São Paulo; "Mostra Todos os Gêneros", Itaú Cultural, São Paulo, 2016; “Risco Cinema”, Cinemateca MAM, Rio de Janeiro, 2016; “FUSO 2016”, Lisboa; "FiLiA Conference - LassStrugle", Londres, 2017.

 

Moderação: Carla Cruz e Luísa Sequeira

Org: i2ADS

 

--

Este encontro é feito em parceria com o  Shortcutz – um movimento internacional de curtas metragens que existe no Porto desde 2010, dinamizado pela cineasta Luísa Sequeira – com o i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade Saco Azul Associação Cultural &  Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural

 


Entrada livre, com possibilidade de reserva de mesa na Loja Online do Maus Hábitos.

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


20.07.15 - Shortcutz #257 Porto convida Leituras Feministas

powered by

20.07.15 - Shortcutz #257 Porto convida Leituras Feministas
20.07.15 - Shortcutz #257 Porto convida Leituras Feministas
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile