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Setembro é um mês especial. Neste mês, as quartas são de Cinema à Mesa, com PORTO FEMME SYNCRHONIZATION.
Este evento pretende ser um pré-festival, preparando a cidade para a 3ª edição do PORTO FEMME INTERNATIONAL FILM FESTIVAL que acontece de 6 a 10 de Outubro.
Nas quatro sessões, que acontecerão dia 2, 16, 23 e 30 de Setembro às 21h00, apresentamos filmes que estiveram em competição desde a primeira edição e que regressam pela primeira vez desde que foram exibidos no festival, à sala do Maus Hábitos.
Em cada sessão, estará presente uma convidada especial e dia 16 é a vez de recebermos Patrícia Nogueira, que abrirá o debate ao filme “CARTA A INGER” realizado por María Lucía Castrillón, que conta a história de Inger Servolin, uma das primeiras mulheres produtoras de cinema documental em França. Patrícia Nogueira (Porto, Portugal) realiza e produz documentários e trabalha regularmente com outros realizadores, tanto em ficção como documentário. É Professora na ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design (IPPorto) e no Instituto Universitário da Maia. Os seus interesses de investigação centram-se em formas de Documentário contemporâneo, em especial no Cinema Digital, e em Estudos Feministas de Cinema.
Contamos com a vossa presença para virem celebrar o cinema connosco!
Programação
Duração sessão:aproximadamente 76 minutos
Entrada Livre
CARTA A INGER
França | 76’ | 2018
Realizadora: Maria Lucia Castrillon
Produtor: Townsend Laura
Sinopse
Esta é a história de Inger Servolin, uma das primeiras produtoras de documentários femininos na França. Ela começou no cinema na esteira de maio de 68, quando ao lado de Chris Marker e outros, fundou a cooperativa Slon (Sociedade para o lançamento de novas obras), tornou-se Iskra (imagem, som, cinescópio, produção audiovisual) em 1973, uma das raras casas de produção da época que ainda existe. Entre trechos de filmes, cartas dirigidas a Chris Marker e depoimentos de seus companheiros de viagem, este documentário traça o caminho da produtora e explora sua busca para possibilitar filmes que não deveriam existir. Hoje, eles constituem uma parte essencial do patrimônio documental francês.
Projeto:
Galeria
Press
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Produção & Programação Artística
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