—
Cuir PopCreto por Lyz Parayzo
Abertura: 04.12 (SEX)
A Leste: 15h
Maus Hábitos (oficina): 18h
patente até 08.01.21
[Entrada Livre]
InResidence, o programa integrado ao projeto CARAVANA que é dedicado a residências artísticas da Saco Azul Associação Cultural & do Maus Hábitos, recebe entre os meses de outubro e novembro Lyz Parayzo, para desenvolver o projeto “Cuir Popcreto”.
A artista brasileira, radicada em Paris, multidisciplinar, trabalha com audiovisual, joalheria, escultura e performance. Estudou teatro na Universidade Federal do Rio de Janeiro e formou-se como artista visual na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente é mestranda em artes plásticas na École nationale supérieure des beaux-arts de Paris.
Entre exposições coletivas, o trabalho de Lyz Parayzo já passou pela América Latina e Europa: Histórias Feministas & Histórias da Sexualidade (MASP), Prêmio EDP (Instituto Tomie Ohtake) – São Paulo; Mulheres do acervo do MAR – Rio de Janeiro; Estratégias do Feminino (Farol Santander) – Porto Alegre; Anuário (Galeria Municipal do Porto), Adorno Político (Espaço Maus Hábitos); Tropical (Porto Rico), "Demain sera un autre jour" (Paris). A artista teve seu trabalho exposto em individuais na Galeria Vila Aymoré (Rio de Janeiro) e na galeria Espace L (Genebra).
Lyz Parayzo está a desenvolver o projeto intitulado “Cuir Popcreto” que reúne o conceito de cuir, termo utilizado na América Latina, em especial no Brasil, para designar pessoas que não têm uma perfomatividade de gênero dentro de uma lógica binária heteronormativa, ao termo popcreto que nomeia a fase pop da poética do artista italiano Waldemar Cordeiro radicado no Brasil. Como parte do processo de criação, a artista dá continuidade a sua série de objectos de autodefesa, em metal, que “citam plasticamente uma estética concretista e fundamentada em conceitos como gestalt, corte e dobra”, mas desta vez mais atraída a explorar a composição nos espaços arquitetónicos e de modo muito mais experimental.
Face a estas referências e interessada em tratar do recente fenómeno de emancipação dos corpos dissidentes sexuais e de género no campo das artes visuais enquanto sujeitos de suas próprias subjetividades, Lyz Parayzo faz a si própria perguntas que explorará durante este processo criativo na cidade do Porto: “Quais são as táticas necessárias a serem adotadas por corpos que até tão pouco tempo ainda eram tratades apenas como objetos dentro dos espaços institucionais? Quais são as referências de representatividade para artistas não brancos e não (cis-hétero) normativos? Se elas existem, quais delas são as que não reproduzem uma lógica colonial da violência?”
O resultado desta residência ficará em exposição em dois sítios da cidade do Porto: a oficina do Maus Hábitos recebe um site specific da artista, enquanto o studio A leste, recebe mostra com os demais trabalhos criados durante o processo de imersão de Parayzo.
Horário de visitação:
A Leste (Calçada da Póvoa, 65): ter a sex: 15h às 20h
Maus Hábitos (oficina): seg a sex, 12h às 22h30
Projeto:
Ficha Técnica
Artista em residência: Lyz Parayzo
Coordenação Geral e Produção: Mariana Vitale
Assistência de Produção: Catarina Rangel Pereira
Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Catarina Rangel Pereira, Diana Reis e Mariana Vitale
Assessoria de Imprensa: Diana Reis
Design: Catarina R. Pereira e Mariana Vitale
Montagem e Concepção de Suportes: Kiko Richard
Roteiro e Edição do vídeo "Lyz Atômica": Francisco Marcen Camejo e Lyz Parayzo
Desenho técnicos: Anna Luisa Costa e Roberto Glaydman
Corte a Laser: Luís Mota - Comércio de Ferro e Aços, Lda
Registo Fotográfico: José Caldeira
Captação de vídeo e Edição de Mini Doc: Beatriz Lito
Colaboração: Filipe Confraria, Kauê Gindri, Leonor Parda, Manuela Pinto, João Lima e Theresa Albrecht
Organização: Saco Azul & Maus Hábitos
Coprodução: Câmara do Porto
Parceria: A Leste
Agradecimentos especiais:
Casa 70 Lisboa
Clarice Oliveira Tavares
Daniel Pires
Denise Pollini
Espace L
Galeria Casa Triângulo
Isabeli Santiago
Galeria
Outros eventos do mesmo projeto
—
—
—
Placeholder Sala
Ateliê Encantado
—
—
—
—
—
—
Desnatureza / Solo Monedas
—
Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
danielpires@maushabitos.com
Assessoria de Imprensa