Cuir Popcreto
Lyz Parayzo
4/12/2020

8/1/2021
15:00
Mostra de residência artística

Cuir PopCreto por Lyz Parayzo


Abertura: 04.12 (SEX)

A Leste: 15h

Maus Hábitos (oficina): 18h 

patente até 08.01.21


[Entrada Livre]


InResidence, o programa integrado ao projeto CARAVANA que é dedicado a residências artísticas da Saco Azul Associação Cultural & do Maus Hábitos, recebe entre os meses de outubro e novembro Lyz Parayzo, para desenvolver o projeto “Cuir Popcreto”.  


A artista brasileira, radicada em Paris, multidisciplinar, trabalha com audiovisual, joalheria, escultura e performance. Estudou teatro na  Universidade Federal do Rio de Janeiro e formou-se como artista   visual na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente é mestranda em artes plásticas na École nationale supérieure des beaux-arts de Paris. 


Entre exposições coletivas, o trabalho de Lyz Parayzo já passou pela América Latina e Europa: Histórias Feministas & Histórias da Sexualidade (MASP), Prêmio EDP (Instituto Tomie Ohtake) – São Paulo; Mulheres  do acervo do MAR – Rio de Janeiro;  Estratégias do Feminino (Farol Santander) – Porto Alegre; Anuário (Galeria Municipal do Porto), Adorno Político (Espaço Maus Hábitos); Tropical (Porto Rico), "Demain sera un autre jour" (Paris). A artista teve seu trabalho exposto em individuais na Galeria Vila Aymoré (Rio de Janeiro) e na galeria Espace L (Genebra). 


Lyz Parayzo está a desenvolver o projeto intitulado “Cuir Popcreto” que reúne o conceito de cuir, termo utilizado na América Latina, em especial no Brasil,  para designar pessoas que não têm uma perfomatividade de gênero dentro de uma lógica binária heteronormativa, ao termo popcreto que nomeia a fase pop da poética do artista  italiano  Waldemar Cordeiro radicado no Brasil. Como parte do processo de criação, a artista dá continuidade a sua série de objectos de autodefesa, em metal, que “citam plasticamente uma estética concretista e fundamentada em conceitos como gestalt, corte e dobra”, mas desta vez mais atraída a explorar a composição nos espaços arquitetónicos e de modo muito mais experimental.


Face a estas referências e interessada em tratar do recente fenómeno de emancipação dos corpos dissidentes sexuais e de género no campo das artes visuais enquanto sujeitos de suas próprias subjetividades, Lyz Parayzo faz a si própria perguntas que explorará durante este processo criativo na cidade do Porto: “Quais são as táticas necessárias a serem adotadas por corpos que até tão pouco tempo ainda eram tratades apenas como objetos dentro dos espaços institucionais? Quais são as referências de representatividade para artistas não brancos e não (cis-hétero) normativos? Se elas existem, quais delas são as que não reproduzem uma lógica colonial da violência?” 


O resultado desta residência ficará em exposição em dois sítios da cidade do Porto: a oficina do Maus Hábitos recebe um site specific da artista, enquanto o studio A leste, recebe mostra com os demais trabalhos criados durante o processo de imersão de Parayzo. 


Horário de visitação: 

A Leste (Calçada da Póvoa, 65): ter a sex: 15h às 20h

Maus Hábitos (oficina): seg a sex, 12h às 22h30


20.12.04 - Cuir Popcreto

Ficha Técnica

Artista em residência: Lyz Parayzo

Coordenação Geral e Produção: Mariana Vitale

Assistência de Produção: Catarina Rangel Pereira

Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Catarina Rangel Pereira, Diana Reis e Mariana Vitale

Assessoria de Imprensa: Diana Reis

Design: Catarina R. Pereira e Mariana Vitale

Montagem e Concepção de Suportes: Kiko Richard

Roteiro e Edição do vídeo "Lyz Atômica": Francisco Marcen Camejo e Lyz Parayzo

Desenho técnicos: Anna Luisa Costa e Roberto Glaydman 

Corte a Laser: Luís Mota - Comércio de Ferro e Aços, Lda

Registo Fotográfico: José Caldeira

Captação de vídeo e Edição de Mini Doc: Beatriz Lito

Colaboração: Filipe Confraria, Kauê Gindri, Leonor Parda, Manuela Pinto, João Lima e Theresa Albrecht 

Organização: Saco Azul & Maus Hábitos

Coprodução: Câmara do Porto

Parceria: A Leste


Agradecimentos especiais: 

Casa 70 Lisboa

Clarice Oliveira Tavares

Daniel Pires

Denise Pollini

Espace L

Galeria Casa Triângulo

Isabeli Santiago

Galeria

Press

DESCLA
24/11/2020
Cultura Lyz Paraíso apresenta reflexões em torno da emancipação dos corpos dissidentes sexuais e de género no Porto
ARTECAPITAL
04/12/2020
ARTECAPITAL RECOMENDA Cuir PopCreto

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


20.12.04 - Cuir Popcreto

powered by

20.12.04 - Cuir Popcreto
20.12.04 - Cuir Popcreto
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile