podcast #033
José Maia
26/7/2021

2/8/2021
00:00
Outras Conversas | Entre-vistas com o Baeta

Outras Conversas | Entre-vistas com o Baeta

com José Maia

//


José (Manuel Santos) Maia nasceu em Nampula, Moçambique, em 1970. Vive e trabalha no Porto.


Licenciado em Artes Plásticas - Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorando no Doutoramento em Artes Plásticas e Artes Visuais “Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea” pela Universidade de Vigo.


Comissariou exposições individuais e coletivas em diversos espaço no Porto e Lisboa, Faro, Braga, Guarda e Elvas. Organizou e co-organizou ciclos de cinema, mostras de performance. Desde 1998 tem organizado debates, conversas, conferências com criadores de diferentes áreas artísticas, curadores, artistas-comissários, críticos e historiadores. 


Dos vários projetos curatoriais realizados destacam-se “Lugares de Viagem - Bienal da Maia de 2015” no Fórum da Maia, “Anuário - Uma visão retrospetiva da arte no Porto_2018”, na Galeria Municipal, Porto, “Sub 40 - para lá da memória conhecida” na Galeria Municipal do Porto, “Em tudo quanto é mundo dito ou não dito” no Cinema Batalha. Comissariou várias exposições individuais de Silvestre Pestana, Álvaro Lapa, Pedro Tudela, Cristina Mateus, Carla Filipe, Mauro Cerqueira, Paulo Mendes, Miguel Leal, Nuno Ramalho, entre outros.  É diretor artístico do Espaço Mira desde 2013 e do “Espaço Campanhã” entre 2008 e 2009.


Atualmente é docente na Universidade Lusófona do Porto. Foi docente de Pintura, Desenho, Artes Visuais - Fotografia na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e Introdução às Arte Contemporânea no Balleteatro, no Porto. 


Enquanto artista, Manuel Santos Maia expõe regularmente desde 1999. Contemplando diversas práticas artísticas, como a instalação, a fotografia, a pintura, o vídeo, a performance, o teatro e o som, a obra de Manuel Santos Maia têm sido apresentadas em diferentes países como Estados Unidos da América, Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Itália, Grécia, Espanha, Noruega, Brasil, Uruguai, Macau e Argélia e em diversas cidades nacionais como Porto, Lisboa, Coimbra, Faro, Lagos, Oeiras, Guimarães, Braga, Viseu, Caldas da Rainha, Tomar, Cascais, Sines, Elvas, Guarda, Bragança, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, São João da Madeira, Oeiras, Sines, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, entre outras.


MSM cruza a noção de documento com a experiência individual e familiar, para alcançar uma espécie de “memorabilia” coletiva, enquanto espelho antropológico que nos liga a todos pelo filtro de uma “intimidade documentada”.


Representado em diversas coleções institucionais e particulares: Estado Português, Museu do Neo-Realismo, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Universidade do Minho , Galeria Zé dos Bois, coleção Jorge Gaspar e Ana Marin, entre outras.

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


21.05.31  José Maia | podcast #033

powered by

21.05.31  José Maia | podcast #033
21.05.31  José Maia | podcast #033
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile