¿De qué casa eres?
Ana Pérez-Quiroga

Curadoria:

João Baeta
17/6/2021

21/7/2021
17:00
Exposição

¿De qué casa eres?

Ana Pérez-Quiroga


[𝗘𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗲]


Interessa-me particularmente debruçar-me sobre o fenómeno sociopolítico da história de Espanha que foi o exílio de 2.895 crianças republicanas na União Soviética devido à Guerra Civil Espanhola (1936-1939). A vida e experiência destas crianças ao longo de 20 anos - sendo que as primeiras crianças a retornar a Espanha só o puderam fazer em 1956 - retratam e testemunham diversos acontecimentos, como a invasão da URSS pela Alemanha Nazi na II Guerra Mundial.

Das 2.895 crianças que estiveram na Rússia, duas delas são a minha mãe e a minha tia. É a partir dos seus relatos, memórias, canções e fotografias, que este projeto assume um cariz autobiográfico. 

 “¿De qué casa eres?” era a pergunta que as crianças faziam para saber a que colégio interno pertenciam. Curiosamente, ainda hoje estas pessoas partilham esta questão entre si. Mas esta problemática transcende a simples questão, sendo ampliada para uma dimensão de pertença a um país, já que estas crianças sempre foram vistas na Rússia como espanholas, e quando retornaram a Espanha, eram conhecidas como “as crianças russas”. 

Este tipo de questionamento toca de perto qualquer migrante, segregando-o.


//


BIO


Ana Pérez-Quiroga, nasceu em 1960, em Coimbra. Artista Visual e performer. Vive e trabalha em Lisboa. As suas temáticas centram-se em torno do quotidiano e seu mapeamento, a importância dos objetos comuns na construção da autorrepresentação e problemáticas de género, materializadas em diversos suportes: instalação, objetos, fotografia, têxteis e performance.  

Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tem o Curso Avançado de Artes Plásticas, do Ar.Co; é Mestre em Artes Visuais Intermédia pela Universidade de Évora e é Doutora em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. É investigadora no CHAIA - Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora.

Expõe regularmente, a solo e em colectivo, desde 1999, tendo exibido o seu trabalho em instituições nacionais e internacionais. O seu trabalho encontra-se representado em diversas coleções institucionais.

Tem integrado programas de residências internacionais com bolsas da Fundação Oriente; Fundação Gulbenkian; Institut français du Portugal - Cité international des Arts - Paris; Criatório Câmara Municipal do Porto; Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem um ateliê apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Foi distinguida com o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores - SPA, para a melhor exposição de Artes Plásticas de 2014.

21.06.17 - Ana Pérez-Quiroga

Projeto:

Mupi Gallery

Ficha Técnica

Poético ou Político?

Curadoria: João Baeta

Produção: Mariana Vitale

Comunicação: Filipe Confraria, Joana Lopes e Mariana Vitale 

Impressão: Lumen

Galeria

Press

Arte Capital
14/07/2021
ANA PÉREZ-QUIROGA ¿DE QUÉ CASA ERES?

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


21.06.17 - Ana Pérez-Quiroga

powered by

21.06.17 - Ana Pérez-Quiroga
21.06.17 - Ana Pérez-Quiroga
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile