Curadoria:
—
Transpondo ou Galgando
Limamil
[𝗘𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗲]
Transpondo ou Galgando – A meta-fotografia de Limamil
A trilogia exposta consagra um labor artístico que transcende o espaço físico devotado a cada um dos exemplares fotográficos. Os artefactos em causa quer no seu conjunto, bem como individualmente, vinculam a emergência de transpor o espaço a que estão confinados, quase se debatem física e presencialmente com o observador. Há um conceito subjacente a este exercício de Limamil que rompe com as molduras e ousa partir os vidros, como se fosse vital o ganho de um espaço ulterior para a fotografia respirar.
O impacto visual recepcionado por quem observa cada um dos instantes registados traduz um efeito de jornada processual entre o momento da captação fotográfica e uma acção que sugere uma fuga ao dispositivo tecnológico utilizado. O autor deixa margem de ousadia ao observador para percepcionar a dimensão temporal da circunstância de que resulta o binómio aparentemente paradoxal entre o que é estático e o que se exprime como cinético.
No domínio da fisicalidade captada pelo agente fotográfico, que aqui assume uma dupla condição de estatuto enquanto actor fotográfico, há algo que impele o indivíduo a uma pulsão explícita: libertar a tensão fotográfica para lá dos limites.
João Arezes
Porto 2021
//
BIO
O momento mais memorável do seu percurso artístico ocorreu na sua adolescência, quando adquiriu a sua primeira máquina fotográfica, uma Kodak 110, que lhe custou quase 3 semanas de mesada. Desde então, o meio tecnológico da fotografia tornou-se na ferramenta perfeita para todo o desenvolvimento do seu trabalho artístico, sendo ainda hoje a sua ferramenta predileta de investigação. As suas mais recentes produções plásticas apresentadas na exposição intitulada de Transfotografia #01, são igualmente produzidas a partir de uma forte inspiração na técnica, história e conceitos do meio fotográfico.
Foi docente na ESAP, Escola Superior Artística do Porto, no curso superior de Fotografia. Doutorando em Valência na UPV, em Arte: Producción e investigación.
Foi professor assistente no ICP – International Center of Photography in New York. Produz documentação fotográfica para instituições públicas e privadas desde 1997. Trabalha na FBAUP, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como técnico superior de fotografia. Desenvolve ainda vários projetos como comissário e artista. O seu trabalho está representado em diversas instituições e colecionadores particulares.
Projeto:
Ficha Técnica
Poético ou Político?
Curadoria: João Baeta
Produção: Mariana Vitale
Comunicação: Filipe Confraria, Joana Lopes e Mariana Vitale
Impressão: Lumen
Galeria
Press
Outros eventos do mesmo projeto
A altitude de um caracol
—
—
—
—
—
—
—
—
—
—
—
Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
danielpires@maushabitos.com
Assessoria de Imprensa
powered by