Transpondo ou Galgando
Limamil

Curadoria:

João Baeta
22/7/2021

8/9/2021
17:00
Exposição

Transpondo ou Galgando

Limamil


[𝗘𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗲]


Transpondo ou Galgando – A meta-fotografia de Limamil


A trilogia exposta consagra um labor artístico que transcende o espaço físico devotado a cada um dos exemplares fotográficos. Os artefactos em causa quer no seu conjunto, bem como individualmente, vinculam a emergência de transpor o espaço a que estão confinados, quase se debatem física e presencialmente com o observador. Há um conceito subjacente a este exercício de Limamil que rompe com as molduras e ousa partir os vidros, como se fosse vital o ganho de um espaço ulterior para a fotografia respirar.


O impacto visual recepcionado por quem observa cada um dos instantes registados traduz um efeito de jornada processual entre o momento da captação fotográfica e uma acção que sugere uma fuga ao dispositivo tecnológico utilizado. O autor deixa margem de ousadia ao observador para percepcionar a dimensão temporal da circunstância de que resulta o binómio aparentemente paradoxal entre o que é estático e o que se exprime como cinético.


No domínio da fisicalidade captada pelo agente fotográfico, que aqui assume uma dupla condição de estatuto enquanto actor fotográfico, há algo que impele o indivíduo a uma pulsão explícita: libertar a tensão fotográfica para lá dos limites. 

João Arezes

Porto 2021


//


BIO


O momento mais memorável do seu percurso artístico ocorreu na sua adolescência, quando adquiriu a sua primeira máquina fotográfica, uma Kodak 110, que lhe custou quase 3 semanas de mesada. Desde então, o meio tecnológico da fotografia tornou-se na ferramenta perfeita para todo o desenvolvimento do seu trabalho artístico, sendo ainda hoje a sua ferramenta predileta de investigação. As suas mais recentes produções plásticas apresentadas na exposição intitulada de Transfotografia #01, são igualmente produzidas a partir de uma forte inspiração na técnica, história e conceitos do meio fotográfico. 


Foi docente na ESAP, Escola Superior Artística do Porto, no curso superior de Fotografia. Doutorando em Valência na UPV, em Arte: Producción e investigación.


Foi professor assistente no ICP – International Center of Photography in New York. Produz documentação fotográfica para instituições públicas e privadas desde 1997. Trabalha na FBAUP, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como técnico superior de fotografia. Desenvolve ainda vários projetos como comissário e artista. O seu trabalho está representado em diversas instituições e colecionadores particulares.

21.07.22 - Limamil

Projeto:

Mupi Gallery

Ficha Técnica

Poético ou Político?

Curadoria: João Baeta

Produção: Mariana Vitale

Comunicação: Filipe Confraria, Joana Lopes e Mariana Vitale 

Impressão: Lumen

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


21.07.22 - Limamil

powered by

21.07.22 - Limamil
21.07.22 - Limamil
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile