Oscilador Gráfico #1.1
João Sarnadas & Nuno Loureiro + Avelino Resende
16.11 | 20h30 | Sala de espetáculos
Direção Artística Saco Azul Associação Cultural & Maus Hábitos
Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura
O projeto Oscilador Gráfico parte da iniciativa de cruzar dois tipos distintos de artes, a música em modo de improvisação sonora e o design gráfico.
Para isso, numa primeira fase é lançado o desafio a seis artistas gráficos de criarem uma partitura gráfica, para interpretação de dois músicos, em que estejam representados visualmente conceitos e gestos musicais, como textura, altura, intensidade, tempo e densidade, que serão apresentados num formato visual à sua escolha. Estas peças têm de representar três andamentos com a duração total de quinze minutos cada, totalizando quarenta e cinco minutos por peça. Todas as obras terão de ter legendagem para a correcta leitura da mesma.
Posteriormente a esta criação são convidados doze músicos com conhecimentos e currículo na área da música experimental/improvisada bem como conhecimento de leitura e interpretação de partituras gráficas e agrupados aos pares.
Cada um desses pares terá então de fazer dois espetáculos de improvisação musical com leitura de uma das partituras gráficas previamente escolhida, em dois espaços físicos, o Maus Hábitos no Porto e o Café Concerto do Teatro de Vila Real.
Estes espectáculos serão registados visualmente e com gravação áudio.
Como parte do projecto será criado um site onde poderão ser apreciadas as obras musicais compostas nestes espectáculos e as respectivas partituras, bem como todo o material visual que foi registado, para além da informação pertinente sobre todos os artistas envolvidos no projecto.
Músicos
Sarnadas é uma das entoações inquisitivas de João Sarnadas, músico e artista transdisciplinar (Well, José Pinhal Post-Mortem Experience, Flamingos) e membro do colectivo Favela Discos. Sob este epíteto, polariza a sua expressão relativamente ao seu projecto solo Coelho Radioactivo, despindo o som de artifícios e focando-se na manipulação clínica de momentos pelo estender das melodias em longas camadas. O seu novo tento, The Hum, sintetiza o método de construção musical na busca de miragens e paisagens constantes, mas mutantes.
Lorr No é mais um capítulo na exploração da nata nacional que se tem revelado nos últimos anos. Mantras urbanos, imaginados e interpretados por Nuno Loureiro, que invocam uma sensibilidade ambiental feita de melodias em leve ascensão e dispensando (inteligentemente) o ritmo em forma de batida. Na verdade, esta característica acaba por ser o seu maior trunfo num trabalho sonoro que se constrói e se desafia em si mesmo. Estratosférico sim, embora igualmente terrestre na sua forma mais anímica, 'Alergia' foi lançado o ano passado em formato físico e digital. Prima por um minimalismo eficaz nos efeitos oníricos a que se propõe - e inclusive vai mais além. De certo modo, assume-se como uma descolagem em lume brando que parece procurar escapar do excesso das coisas mundanas que tanto nos rodeia, tanto nos seduz e tanto nos repudia. Afinal, a melancolia também nos pode vitaminar - e Lorr No faz por deixar esta premissa connosco.
Designer
Avelino Resende, nascido em 1997, é designer, licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, e com uma pós-graduação em Information Driven-Design na mesma instituição. O seu trabalho é caracterizado por uma atitude versátil e experimental, focado em editorial e identidade.
Projeto:
Ficha Técnica
Curadoria: Luis Salgado
Gestão e Coordenação Geral: Mariana Vitale
Produção: Luis Salgado e Mariana Vitale
Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Filipe Confraria, Mariana Vitale e Rodrigo Rosas
Assessoria de Imprensa: Filipe Confraria
Design: Rodrigo Rosas
Site: Bondlayer
Gravação de Áudio e Mistura:
Fotografia: João Pádua
Limpeza: Manuela Pinto
Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos
Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura - programa Garantir Cultura
Galeria
Outros eventos do mesmo projeto
—
—
—
—
—
—
Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
danielpires@maushabitos.com
Assessoria de Imprensa