Oscilador Gráfico #1.1
João Sarnadas & Nuno Loureiro + Avelino Resende
16/11/2021
20:30
Concerto

Oscilador Gráfico #1.1  

João Sarnadas & Nuno Loureiro + Avelino Resende 

16.11 | 20h30 | Sala de espetáculos


Direção Artística Saco Azul Associação Cultural & Maus Hábitos

Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura


O projeto Oscilador Gráfico parte da iniciativa de cruzar dois tipos distintos de artes, a música em modo de improvisação sonora e o design gráfico.  


Para isso, numa primeira fase é lançado o desafio a seis artistas gráficos de criarem uma partitura gráfica, para interpretação de dois músicos, em que estejam representados visualmente conceitos e gestos musicais, como textura, altura, intensidade, tempo e densidade, que serão apresentados num formato visual à sua escolha. Estas peças têm de representar três andamentos com a duração total de quinze minutos cada, totalizando quarenta e cinco minutos por peça. Todas as obras terão de ter legendagem para a correcta leitura da mesma.


Posteriormente a esta criação são convidados doze músicos com conhecimentos e currículo na área da música experimental/improvisada bem como conhecimento de leitura e interpretação de partituras gráficas e agrupados aos pares.

Cada um desses pares terá então de fazer dois espetáculos de improvisação musical com leitura de uma das partituras gráficas previamente escolhida, em dois espaços físicos, o Maus Hábitos no Porto e o Café Concerto do Teatro de Vila Real.


Estes espectáculos serão registados visualmente e com gravação áudio.


Como parte do projecto será criado um site onde poderão ser apreciadas as obras musicais compostas nestes espectáculos e as respectivas partituras, bem como todo o material visual que foi registado, para além da informação pertinente sobre todos os artistas envolvidos no projecto.



Músicos 


Sarnadas é uma das entoações inquisitivas de João Sarnadas, músico e artista transdisciplinar (Well, José Pinhal Post-Mortem Experience, Flamingos) e membro do colectivo Favela Discos. Sob este epíteto, polariza a sua expressão relativamente ao seu projecto solo Coelho Radioactivo, despindo o som de artifícios e focando-se na manipulação clínica de momentos pelo estender das melodias em longas camadas. O seu novo tento, The Hum, sintetiza o método de construção musical na busca de miragens e paisagens constantes, mas mutantes.


Lorr No é mais um capítulo na exploração da nata nacional que se tem revelado nos últimos anos. Mantras urbanos, imaginados e interpretados por Nuno Loureiro, que invocam uma sensibilidade ambiental feita de melodias em leve ascensão e dispensando (inteligentemente) o ritmo em forma de batida. Na verdade, esta característica acaba por ser o seu maior trunfo num trabalho sonoro que se constrói e se desafia em si mesmo. Estratosférico sim, embora igualmente terrestre na sua forma mais anímica, 'Alergia' foi lançado o ano passado em formato físico e digital. Prima por um minimalismo eficaz nos efeitos oníricos a que se propõe - e inclusive vai mais além. De certo modo, assume-se como uma descolagem em lume brando que parece procurar escapar do excesso das coisas mundanas que tanto nos rodeia, tanto nos seduz e tanto nos repudia. Afinal, a melancolia também nos pode vitaminar - e Lorr No faz por deixar esta premissa connosco.


Designer


Avelino Resende, nascido em 1997, é designer, licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, e com uma pós-graduação em Information Driven-Design na mesma instituição. O seu trabalho é caracterizado por uma atitude versátil e experimental, focado em editorial e identidade.


21.11.16 Oscilador Gráfico #1.1 - João Sarnadas & Nuno Loureiro + Avelino Resende

Ficha Técnica

Curadoria: Luis Salgado

Gestão e Coordenação Geral: Mariana Vitale

Produção: Luis Salgado e Mariana Vitale 

Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Filipe Confraria, Mariana Vitale e Rodrigo Rosas

Assessoria de Imprensa: Filipe Confraria

Design: Rodrigo Rosas

Site: Bondlayer

Gravação de Áudio e Mistura: 

Fotografia: João Pádua

Limpeza: Manuela Pinto

Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos

Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura - programa Garantir Cultura 


Galeria

Press

a cabine
16/11/2021
Oscilador Gráfico: primeiro de 12 momentos acontece esta terça-feira no Maus Hábitos

Outros eventos do mesmo projeto

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


21.11.16 Oscilador Gráfico #1.1 - João Sarnadas & Nuno Loureiro + Avelino Resende

powered by

21.11.16 Oscilador Gráfico #1.1 - João Sarnadas & Nuno Loureiro + Avelino Resende
21.11.16 Oscilador Gráfico #1.1 - João Sarnadas & Nuno Loureiro + Avelino Resende
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile