Porto Femme #42
24/11/2021

24/11/2021
20:30
Sessão de cinema

Ciclo de Cinema no Feminino – 42ª Sessão

24.11.2021- 21h00 

Duração sessão: 70 min

Sala de Espetáculos   


Apresentação da sessão

Depois da 4ª Edição do Porto Femme Internacional Film Festival, que aconteceu de 30 de Setembro a 05 de Outubro, inciamos uma nova temporada das Femme Sessions, com a exibição dos vencedores e outros filmes que integraram a competição oficial deste festival. 

No âmbito da rúbrica Cinema à Mesa, as Femme Sessions exibem, nas últimas quartas-feiras de cada mês, cinema feito por mulheres!

Para esta 42ª sessão convidamos-vos a juntarem-se a nós para assistir a quatro curtas-metragens premiados na Competição Internacional e Competição Temática desta 4ª Edição.


Programação


Competição Internacional | Menção Especial Curta de Ficção e Prémio Melhor Atriz

AMOR SINTÉTICO

França | 24'07" | 2020

Realização: Sarah Heitz de Chabaneix

Elenco: Françoise Miquelis, Charles Clément, Tiphaine Daviot

Produção: Tabo Tabo Films, Louison Blaizot, Suzanne Colin


Sinopse

Diane, na casa dos cinquenta anos, fantasia com o enigmático Pierre, que trabalha com ela no posto de gasolina. Quando ela ganha uma viagem para dois pela França, ela decide convidá-lo para ir junto. Mas ela não sabia que Pierre já tinha alguém muito especial em sua vida ...


Competição Temática | Melhor Filme

CARTA PARA A MINHA MÃE

Alemanha, Irão | 19’00’’ | 2020

Realização: Amina Maher

Elenco: Dariush Baradari, Amin Maher

Produção: Amina Maher


Sinopse

Numa carta cinematográfica ousada e sincera para sua mãe, a cineasta Amina Maher revela o mais doloroso dos segredos de infância. O filme explora a confusão de gênero, sexualidade, culpa e repressão em relação à violência e identidade. Letter to my Mother é um meio de sobrevivência, uma maneira de se levantar, falar e compreender. É uma tentativa de quebrar tabus e ultrapassar limites - sociais e pessoais, e de criar vida e arte a partir das experiências mais sombrias. Há momentos em que o próprio cinema parece implicado nesta história difícil, mapeando o abuso que começou no momento exato em que ela aparecia em Ten de Abbas Kiarostami (2002), que apresentava a relação na vida real entre Amina e sua mãe.


Competição Temática | Menção Especial

EU

Espanha | 13’00’’ | 2020

Realização: Begoña Arostegui

Elenco: Manolo Solo


Sinopse

Para nosso herói, todos os dias parecem iguais. Ou talvez sejam muito parecidos: as mesmas rotinas repetidas indefinidamente. Um dia, uma placa simples que diz “Park” fará tudo tremer.


Competição Temática | Menção Especial

EU NÃO QUERO MAIS SER UM HUMANO

Itália | 10’38’’ | 2020

Realização: Martina Selva

Produção: Martina Selva


Sinopse

A curta mostra a evolução da diretora, desde a infância até o momento em que decide que não quer mais ser humana, resolução tanto política quanto provocativa. Sua história é contada junto com a da humanidade, a relação entre humanos e animais, a obsessão taxonómica do homem que nos faz constantemente classificar, definir e, em última análise, excluir. O curta é um olhar irónico sobre questões como a crítica antiespecista e a busca por uma identidade.


* Na última quarta-feira de cada mês, a tela do Maus Hábitos exibe ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


21.11.24 -  Porto Femme #42

powered by

21.11.24 -  Porto Femme #42
21.11.24 -  Porto Femme #42
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile