faca nos dentes, roda no ar
Mónica Baptista 

Curadoria:

Dayana Lucas
26/11/2021

30/12/2021
19:00
Exposição coletiva

faca nos dentes, roda no ar

Artista: Mónica Baptista 
Curadoria: Dayana Lucas
Abertura: 26.11 (SEX), das 19h às 23h 

Patente até: 08.01.2022

 

:: Visita com a curadora e a artista no dia da abertura :: 

 

[Entrada Livre]

 

“Lembro-me claramente de comer o sol e sei que o espírito se alimenta da vastidão, daí o fascínio pelo horizonte, a linha que nos separa e que separa a água do céu, um limite para a nossa percepção. Quero chegar, mas quero que a viagem seja infinita”. MB

“Faca nos dentes, roda no ar” é uma instalação desenhada especificamente para a sala de exposições do Maus Hábitos, que acolhe uma selecção de trabalhos em filme, fotografia e som captados em viagem por Mónica Baptista ao longo dos últimos anos. 

A exposição de Mónica Baptista em parceria com Dayana Lucas parte da cumplicidade entre ambas e propõe um percurso-território marcado pelos movimentos e cadências das imagens e texturas, pelos fluxos e ritmos impressos pelo som, questionando a sua capacidade de dar abrigo ou proporcionar a viagem, a suspensão. Uma caminhada para o esvaziamento.

----

Sobre a curadora e a artista: 


Dayana Lucas nasceu em 1987 em Caracas, Venezuela. Em 2003 mudou-se para a Ponta do Sol (Ilha da Madeira), de onde são provenientes os seus pais, e em 2006 para o Porto onde obteve a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2006—2010). Foi co-fundadora da Oficina Arara entre 2010 e 2017, onde desenvolveu trabalho tanto na área do design e da impressão com diversos meios manuais, como na organização de exposições, workshops e encontros com a comunidade artística do Porto. Colabora desde 2010 com o colectivo SOOPA que se desdobra em diversas áreas: música, teatro e dança contemporânea. 

Enquanto artista desenvolve uma pesquisa prática na área do desenho com particular interesse na passagem do desenho para a escultura. Trabalha também como designer na área da cultura, tendo colaborado com músicos, artistas plásticos e diversas instituições culturais portuguesas. Em 2019 criou o projecto ORINOCO, uma editora de livros e outras edições de artista.


Mónica Baptista nasceu em 1984 no Porto. Formada em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Desenvolve trabalho na área da fotografia, cinema documental e experimental, com especial foco nos meios analógicos, super8, 16mm e 35mm. Pitões das Júnias (Trás-os-Montes) tem sido um lugar gestacional para o desenvolvimento do seu trabalho, assim como contextos cíclicos de viagem. 

Realizou diversas residências artísticas das quais se destacam, ZDB - Lisboa, Location One - Nova Iorque, Crater Lab - Barcelona, Atelier 105, Light Cone - Paris e LEC - Laboratório Experimental de Cine na Cidade do México. O seu trabalho tem sido exibido em Portugal e internacionalmente, em galerias e festivais de cinema. Da sua filmografia fazem parte “Água Forte”(2018), “Cem Raios t’Abram” (co-realização, 2015), “Teares” (2014), “Diário” (2010): prémio BES Revelação - exibido no Museu de Serralves, e o documentário Territórios (2009) estreado na Semana da Crítica (Festival de Cannes) e vencedor do prémio de Melhor Realização no festival Visions du Réel (Suíça). 

É co-fundadora da Cooperativa Cultural LAIA, projecto orientado para a produção e investigação na área do cinema experimental.

21.11.26 - faca nos dentes, roda no ar | Curadoria: Dayana Lucas

Ficha Técnica

Curadoria: Dayana Lucas

Artista: Mónica Baptista 

Coordenação Geral & Direção de Produção: Mariana Vitale

Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Filipe Confraria, Mariana Vitale e Rodrigo Rosas

Assessoria de Imprensa: Filipe Confraria

Design: Dayana Lucas

Montagem: Alexandre Simões

Fotografia: João Pádua

Limpeza: Manuela Pinto

Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos


Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


21.11.26 - faca nos dentes, roda no ar | Curadoria: Dayana Lucas

powered by

21.11.26 - faca nos dentes, roda no ar | Curadoria: Dayana Lucas
21.11.26 - faca nos dentes, roda no ar | Curadoria: Dayana Lucas
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile