Oscilador Gráfico
Miguel Carvalhais & Henrique Fernandes + Serafim Mendes
30.11 | 20:00 | Sala de Espetáculos
Direção Artística Saco Azul Associação Cultural & Maus Hábitos
Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura
O projeto Oscilador Gráfico parte da iniciativa de cruzar dois tipos distintos de artes, a música em modo de improvisação sonora e o design gráfico.
Para isso, numa primeira fase é lançado o desafio a seis artistas gráficos de criarem uma partitura gráfica, para interpretação de dois músicos, em que estejam representados visualmente conceitos e gestos musicais, como textura, altura, intensidade, tempo e densidade, que serão apresentados num formato visual à sua escolha. Estas peças têm de representar três andamentos com a duração total de quinze minutos cada, totalizando quarenta e cinco minutos por peça. Todas as obras terão de ter legendagem para a correcta leitura da mesma.
Posteriormente a esta criação são convidados doze músicos com conhecimentos e currículo na área da música experimental/improvisada bem como conhecimento de leitura e interpretação de partituras gráficas e agrupados aos pares.
Cada um desses pares terá então de fazer dois espetáculos de improvisação musical com leitura de uma das partituras gráficas previamente escolhida, em dois espaços físicos, o Maus Hábitos no Porto e o Café Concerto do Teatro de Vila Real.
Estes espectáculos serão registados visualmente e com gravação áudio.
Como parte do projecto será criado um site onde poderão ser apreciadas as obras musicais compostas nestes espectáculos e as respectivas partituras, bem como todo o material visual que foi registado, para além da informação pertinente sobre todos os artistas envolvidos no projecto.
Músicos
Miguel Carvalhais é designer, músico e professor auxiliar com agregação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde estuda o design, a estética e as práticas criativas computacionais. O seu trabalho artístico desenvolve-se entre música computacional, arte sonora, performance, e instalações sonoras. Dirige a editora Crónica (dedicada à música experimental e arte sonora) e a conferência xCoAx (sobre computação, comunicação, estética e x). É o autor de “Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design” (2016, U.Porto Press). http://carvalhais.org
Henrique Fernandes, formado em contrabaixo pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, desenvolve uma actividade paralela à sua formação clássica nas áreas da improvisação e da música experimental. Foi um mais dinâmicos impulsionadores do desenvolvimento da cena portuense a partir da transição do milénio, colaborando e tocando com inúmeros improvisadores e formações como Mécanosphère, Stealing Orchestra, Três Tristes Tigres, Estilhaços, John Zorn´s Cobra, Damo Suzuki ou Fritz Hauser. Nos últimos anos, concentra o seu trabalho na construção de novos instrumentos e na criação de obras sonoras que desenvolve colectivamente com a Sonoscopia, associação da qual é membro fundador e com a qual se apresentou em vários países europeus, da América do sul e nos Emirados Árabes Unidos. Como criador, foca-se no detalhe sónico dos objetos e dos materiais, desenvolvendo obras onde o som é reforçado por uma forte componente visual. Nesta área, destacam-se as peças para todas as infâncias INsono e Futurina, a exploração luminosa e electromagnética Draper Point ou a imersão subaquática Sublumia.
Designer
Serafim Mendes é designer gráfico e ilustrador freelance, natural de Guimarães e sediado no Porto. A sua prática foca-se na aplicação de técnicas digitais como ilustração/animação 3D em conjunto com o design, sobretudo em design de identidades e design de cartazes. Desde o seu mestrado tem vindo a incorporar Realidade Aumentada nos seus projetos, permitindo que o conteúdo 3D se torne interativo. Trabalha maioritariamente com clientes internacionais, tanto nível individual como em colaboração com empresas como Pentagram, & Walsh, entre outros.
Projeto:
Ficha Técnica
Curadoria: Luis Salgado
Gestão e Coordenação Geral: Mariana Vitale
Produção: Luis Salgado e Mariana Vitale
Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Filipe Confraria, Mariana Vitale e Rodrigo Rosas
Assessoria de Imprensa: Filipe Confraria
Design: Rodrigo Rosas
Site: Bondlayer
Gravação de Áudio e Mistura:
Fotografia: João Pádua
Limpeza: Manuela Pinto
Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos
Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura - programa Garantir Cultura
Galeria
Press
Outros eventos do mesmo projeto
—
—
—
—
—
—
Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
danielpires@maushabitos.com
Assessoria de Imprensa