Oscilador Gráfico #3.1
Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela
11/1/2022

11/1/2022
20:00
Concerto

Oscilador Gráfico #3.1

Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela

11.01| 20h00 | Sala de espetáculos


Direção Artística Saco Azul Associação Cultural & Maus Hábitos

Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura


O projeto Oscilador Gráfico parte da iniciativa de cruzar dois tipos distintos de artes, a música em modo de improvisação sonora e o design gráfico.  


Para isso, numa primeira fase é lançado o desafio a seis artistas gráficos de criarem uma partitura gráfica, para interpretação de dois músicos, em que estejam representados visualmente conceitos e gestos musicais, como textura, altura, intensidade, tempo e densidade, que serão apresentados num formato visual à sua escolha. Estas peças têm de representar três andamentos com a duração total de quinze minutos cada, totalizando quarenta e cinco minutos por peça. Todas as obras terão de ter legendagem para a correta leitura da mesma.


Posteriormente a esta criação são convidados doze músicos com conhecimentos e currículo na área da música experimental/improvisada bem como conhecimento de leitura e interpretação de partituras gráficas e agrupados aos pares.

Cada um desses pares terá então de fazer dois espetáculos de improvisação musical com leitura de uma das partituras gráficas previamente escolhida, em dois espaços físicos, o Maus Hábitos no Porto e o Café Concerto do Teatro de Vila Real.


Estes espetáculos serão registados visualmente e com gravação áudio.


Como parte do projeto será criado um site onde poderão ser apreciadas as obras musicais compostas nestes espetáculos e as respetivas partituras, bem como todo o material visual que foi registado, para além da informação pertinente sobre todos os artistas envolvidos no projeto.



Músicos


Luís Salgado é licenciado em Música Electrónica e Produção Musical pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e Mestre em Design de Som e Geração Automática de Música pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Como sound designer efectuou trabalhos para várias marcas e entidades como Samsung, MTV, NOS, Casa da Música, Museu Beraldo, Museu de Serralves entre outros.

Como músico tem participado em diversos projectos sendo os mais relevantes o projecto de música electrónica “U-Clic” e o projecto de criação livre “Stereoboy”.


Jorge Queijo reside no Porto, músico multi- instrumentista, compositor, artista sonoro,  produtor e formador/educador, é licenciado em Jazz pela Escola de Música e Artes do  Espectáculo do Porto e concluiu o mestrado em Music Leadership pela Guildhall School of Music and Drama de Londres.  

Desenvolve a sua actividade musical entre o minimalismo repetitivo, drones complexos,  improvisação, free jazz e o rock. Colaborou com vários artistas na área da improvisação e  da música experimental, entre os quais, Chris Corsano, Nate Wooley, John Zorn, Rodrigo  Amado, Yoshio Machida, Call Lyal, Burkhard Beins, Fritz Hauser, Hugo Antunes, B.  Fleischmann, Liz Allbee, Duncan Speakman, Sara Anderson e Hofesh Shechter.


Designer


Luísa Quintela é uma Designer de Comunicação obcecada por palavras viúvas e alinhamentos, fascinada por física quântica e intrigada pelo legado de Abel e Caim.
Licenciada em Design de Comunicação pela ESAD Matosinhos, estudou anteriormente Artes Plásticas - Escultura durante dois anos na FBAUP, Porto.
Durante quase uma década trabalhou no estúdio Foge Major! como designer para a Cultura FNAC. Ao mesmo tempo, iniciou uma colaboração com o projeto ØSAW · Ocean Soundscape Awareness, uma equipa de artistas/investigadores que expõe o problema da poluição sonora no oceano por meio de práticas artísticas e copywriting e adaptação de SEO (Search Engine Optimization) para fashion brands. Atualmente, faz parte da agência Polaris Sports como senior designer, criativa e copywriter.

22.01.11 Oscilador Gráfico #3.1 - Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela

Ficha Técnica

Curadoria: Luis Salgado

Gestão e Coordenação Geral: Mariana Vitale

Produção: Luis Salgado e Mariana Vitale 

Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Filipe Confraria, Mariana Vitale e Rodrigo Rosas

Assessoria de Imprensa: Filipe Confraria

Design: Rodrigo Rosas

Site: Bondlayer

Gravação de Áudio e Mistura: 

Fotografia: José Caldeira 

Limpeza: Manuela Pinto

Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos

Parceria institucional: República Portuguesa e Ministério da Cultura - programa Garantir Cultura 


Galeria

Press

Outros eventos do mesmo projeto

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.01.11 Oscilador Gráfico #3.1 - Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela

powered by

22.01.11 Oscilador Gráfico #3.1 - Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela
22.01.11 Oscilador Gráfico #3.1 - Luís Salgado + Jorge Queijo + Luísa Quintela
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile