Porto Femme #44
23/2/2022
21:00
Sessão de cinema

Ciclo de Cinema no Feminino – 44ª Sessão

23.02.2022- 21h00 

Duração sessão: 70 min

Sala de Espetáculos   


Apresentação da sessão

Depois da 4ª Edição do Porto Femme Internacional Film Festival, que aconteceu de 30 de Setembro a 05 de Outubro, iniciamos uma nova temporada das Femme Sessions, com a exibição dos vencedores e outros filmes que integraram a competição oficial deste festival. 

No âmbito da rúbrica Cinema à Mesa, as Femme Sessions exibem, nas últimas quartas-feiras de cada mês, cinema feito por mulheres!

Para esta 44ª sessão convidamos-vos a juntarem-se a nós para assistir a três curtas-metragens desta 4ª Edição que nos chegam dos EUA e Brasil para a competição internacional e de Portugal para a competição estudantes.


Programação


Competição Internacional | Documentário 

TRABALHOS PÓS-ELEIÇÃO

Estados Unidos da América | 16'50" | 2018

Realização: Kate Haug

Elenco: Catherine Hollander

Produção: Kate Haug


Sinopse

Combinando uma estrutura filosófica de Walter Benjamin com sua produção atual de efêmeras políticas, a cineasta/artista examina uma natureza circular da história e sua identidade conforme ela se desenvolve no contexto da política contemporânea. Uma colagem de imagens da internet e reflexão pessoal, Post-Election Works torna-se um diálogo entre o arquivo digital online, o ativismo e a experiência subjetiva da narradora.



Competição Internacional | Documentário 

MESMO/DIFERENTE/AMBOS/NENHUM

Estados Unidos da América/Brasil | 18'30" | 2020

Realização: Fernanda Pessoa, Adriana Barbosa

Produção: Fernanda Pessoa, Adriana Barbosa


Sinopse

Num período de isolamento, distantes um do outro, 2 amigas reencontram-se através de 4 vídeo-cartas, inspiradas no olhar poético de mulheres cineastas experimentais como Marie Menken, Joyce Wieland, Gunvor Nelson e Yvonne Rainer. Fernanda é uma brasileira que mora em São Paulo, Adriana é uma mexicana-brasileira que mora em Los Angeles. - ambas compartilham sua inspiração enquanto capturam a realidade desses tempos: os protestos contra o Bolsonaro, uma mudança de casa, o passar dos dias que parecem todos iguais, a gentrificação que não vai parar nem mesmo durante uma pandemia, os protestos Black Lives Matter e o desejo de se encontrarem novamente em breve.



Competição Estudantes | Documentário

DEIXA-ME SER EU

Portugal | 28'40" | 2021

Realizadora: Sheila Correia

Elenco: Alice Dafni Ruegg, Ana Cristina Saladrigas, Camila Coutinho, Deise Lucena, Julia Felix, Luciana Lima, Nilce Costa, Rosilda Portas, Valeska Picado

Produção: Sheila Correia

Escola: Instituto Universitário da Maia 


Sinopse

Longe do meu país, eu me deparei com os estereótipos da mulher brasileira. Como reexistir em um contexto de generalização? Como desconstruir um rótulo e não permitir desconstruir a si mesma? Em Portugal, eu descobri que eu sou um emaranhado de coisas que existem dentro de mim que pouco tem a ver com a minha forma física. Eu pensei que era fácil me apresentar como eu, mas entendi que às vezes, até que eu prove ao contrário, já existem algumas teorias sobre mim. 



* Na última quarta-feira de cada mês, a tela do Maus Hábitos exibe ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.02.23 -  Porto Femme #44

powered by

22.02.23 -  Porto Femme #44
22.02.23 -  Porto Femme #44
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile