Expressions of Freedom
BEAST IFF
2/3/2022
20:30
Sessão de cinema

BEAST IFF: Expressions of Freedom

02.03 - 20h30

Sessão: 51minutos

Entrada Livre

Sala de Espetáculos


O Festival Internacional de Cinema BEAST tem vindo a iluminar o panorama cinematográfico da Europa de Leste desde a sua primeira edição em 2017. Ao explorar os Balcãs, Bálticos ou Pós-Comunismo, BEAST IFF abriu um janela cultural abrangendo 22 países, com uma representação única centrada em obras e talentos que representam as novas faces do Novo Leste.


Organizado pela OKNA - Associação Cultural em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o festival estabelece-se como um canal complexo entre a Europa de Leste e Portugal, centrado na cultura audiovisual e temas sócio-políticos. 


Entre os países representados, há também a Ucrânia, o país foco da segunda edição do festival. Estamos solidários com o povo da Ucrânia, artistas, amigos, parceiros, e suas famílias. Convidamos todos a tomar uma posição contra a guerra e a agressão e a tentar apoiar o máximo possível os nossos compatriotas ucranianos. Poderá encontrar no evento uma lista de formas de ajuda.


A sessão Expressions of Freedom é uma mostra de obras cinematográficas realizadas por cineastas ucranianos ou relacionadas com a cultura e sociedade ucraniana. 


Programa


The Wonderful Years

Realização: Svitlana Shymko, Galyna Yarmanova

Ucrânia; Ukraine | 9min | 2018 |  Documentário


Durante a era soviética, a Ucrânia foi um lugar difícil para os membros da comunidade LGBT, e ainda hoje o país continua a ser menos do que acolhedor para as minorias sexuais. Trabalhando com entrevistas de arquivo de mulheres dos últimos treze anos, o filme reúne duas épocas e contribui assim para uma discussão da situação actual


ANNA

Realização: Dekel Berenson

Ucrânia; Ukraine | 15min | 2019 | Cor; Ficção


Anna, uma mãe solteira de meia-idade, vive numa pequena cidade industrial na Ucrânia Oriental devastada pela guerra. Ela trabalha numa fábrica de processamento de carne, vive num apartamento degradado e sonha com uma vida melhor para si e para a sua filha de 16 anos. Desesperada por uma mudança, é atraída por um anúncio de rádio para assistir a uma festa organizada para homens estrangeiros que estão em digressão pelo país, em busca de amor.


The Close River

Realização: Marta Hryniuk

Polónia; Poland | 27min | 2020 | Cor; Documentário


Filmado ao longo de três semanas, em vários locais na Ucrânia ocidental, The Close River é uma investigação poética de uma região com múltiplas sobreposições temporais de colonização e exploração. O filme traça fronteiras e marcadores de poder que se deslocam, explorando como as histórias de coexistência, violência e resistência são esculpidas na paisagem e cultura da região e, em última análise, como moldam os modos de vida contemporâneos.


Pré-reservas: (+351) 937 202 918

viciosdemesa@maushabitos.com


#standwithukraine


22.03.02 - BEAST IFF: Expressions of Freedom

Projeto:

EXTRA(s)

Galeria

Press

Outros eventos do mesmo projeto

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.03.02 - BEAST IFF: Expressions of Freedom

powered by

22.03.02 - BEAST IFF: Expressions of Freedom
22.03.02 - BEAST IFF: Expressions of Freedom
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile