Francisco Moura Relvas
podcast #46
28/3/2022
00:00

Outras Conversas | Entre-vistas com o Baeta

com Francisco Moura Relvas

//



Francisco Moura Relvas (1985), realizador, produtor e artista visual.

Em 2010 começou a trabalhar em televisão, festivais de cinema e a colaborar com produtoras de cinema e publicidade - trabalho no qual já desempenhou várias funções mas especializou-se na área de produção e, mais tarde, na área de realização.


Em 2013, começa a sua carreira como realizador, quando decide acompanhar 5 pacientes com esquizofrenia num hospital psiquiátrico durante 2 anos — O Dr. Adrián e os 5 Senhores (2015) - filme que se insere na sua tese inicial de Doutoramento em Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Entre 2015 e 2016, desenvolve duas instalações em vídeo com a colaboração da artista Joana Pimentel para a Galeria Pedro Oliveira; realiza mais duas instalações em vídeo encomendadas pelo gabinete de arquitectura Menos é Mais para a Bienal de Arquitectura de Veneza 2016; e, é convidado para jurado pela organização dos Caminhos Film Fest 2016 para a secção Ensaios.


No início de Janeiro de 2017 é co-fundador da Galeria OITAVO - um projecto no apartamento dos co-fundadores, num edifício icónico no Porto, que explorava e questionava os limites da habitação enquanto espaço expositivo - onde começa e acaba a galeria. 


Desde de Setembro de 2019, colabora frequentemente como realizador e produtor na produtora de cinema e publicidade FilmesdaMente. 


Em 2021, estreia a sua primeira curta-metragem de ficção ARMAZÓNIA no Curtas de Vila do Conde, e em festivais internacionais. No final do ano de 2021 apresentou o filme como video-instalação na Galeria Nuno Centeno.


Actualmente, está a trabalhar para a exposição colectiva Como Plantar um Penedo que irá estrear no dia 2 de Abril, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, com o colectivo ao qual pertence: o Campanice.


É licenciado em Som e Imagem (2008), na vertente de vídeo, pela Universidade Católica Portuguesa e concluiu o Mestrado em Som e Imagem, especialização em Televisão e Argumento (2010) na mesma instituição. 



Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

marianavitale@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


Image

powered by

Image
Image