Porto Femme #48
27/4/2022
21:00
Sessão de cinema

Ciclo de Cinema no Feminino – 48ª Sessão

27.04.2022- 21h00 

Duração sessão: 85 min

Sala de Espetáculos   


Apresentação da sessão

No âmbito da rúbrica Cinema à Mesa, as Femme Sessions exibem, nas últimas quartas-feiras de cada mês, cinema feito por mulheres!

Em Abril, as FEMME SESSIONS apresentam o Cinema Libanês, através da parceria com o Beirut International Women Film Festival.

O Beirut International Women Film Festival (BWFF) foi fundado em 2017, no Líbano, comemorado no mês de março sob o tema “Women for Leadership” destacando o papel das mulheres como líderes nas suas sociedades.

Como o tema reflete, a missão do BWFF é atuar como discípulos da sétima arte, procurando a verdadeira mudança por meio do chamado “para agir”, tomar uma posição, insistir na igualdade de direitos e responsabilidades no ofício cinematográfico e em qualquer outro aspecto na sociedade.


Para esta 48ª sessão, apresentamos uma extensão da última edição do Beirut International Women Film Festival que aconteceu de 6 a 11 de Março deste ano, com uma proposta que incluí alguns dos filmes vencedores.



Programação


THE UNATTAINABLE OBJECT OF DESIRE

Líbano |10'09" | 2021

Realização: Athar Hakim

Elenco: Semaan Hakim, Giorgio Andraos, Celine Dagher, Ghiwa Rechmani

Produção: Athar Hakim

 

Sinopse

“O objeto inesquecível do desejo" é um filme experimental que aborda como as mulheres são vistas pelo olhar masculino afetado pela ideologia errada retratada pela mídia sobre os papéis de género atribuídos e a rejeição de qualquer coisa que diga o contrário.



LOVE IN GALILEE

Líbano | 20'00" | 2021 | Doc

Realização: Layla Menhem & Nader Chalhoub

Elenco: Faten Chalhoub

Produção: Anaïs Lonkeu


Sinopse

Aos 28 anos, Faten é pressionada pela sua família a se casar com um homem que ela não escolheu. Convencida de que essa nova vida lhe poderia trazer a tão esperada liberdade, ela vê-se diante da sua própria desilusão. Faten decide então voltar para sua cidade natal no sul do Líbano em busca de um amor que nunca teve.



APNEA

Líbano | 15'51" | 2021 | Ficção - Estudante

Realização: Romy Bou Nasr

Elenco: Marilyne Naaman

Produção: Yara Choueiter


Sinopse

Farah está a desaparecer lentamente numa rotina solitária até que uma visita inesperada de uma amiga lhe dá coragem para se reconectar com o mundo.



IT MUST 

Suíça | 18'06" | 2021 | Ficção - Estudante

Realização: Jumana Issa & Flavio Luca Marano

Elenco: Ruth Schwegler, Lotti Happle

Produção: Zurich University of the Arts


Sinopse

Num único dia humilhante, Silvia é demitida de seu emprego apesar de estar a poucos anos da reforma, uma agente da autoridade multa-a durante uma fiscalização de trânsito e a diretora do coro da igreja retira a sua parte a solo. Durante o ensaio do tema “Ave Maria”, Silvia decide resistir num ato de resistência silenciosa. 



REVERBERATIONS

Líbano | 20'10" | 2021 | Doc

Realização: Yara El Murr

Elenco: Marcelle El Murr

Produção: Vicken Margossian


Sinopse

Trinta anos após o fim da Guerra Civil Libanesa (1975-1991), uma cineasta procurar explorar o trauma causado pela guerra na sua família. “Reverberações” traça a história e a política de uma nação em desordem num retrato íntimo de mãe e filha que desvenda o trauma que definiu uma era perdida para a história e o silêncio de uma geração sobre sua longa data.

 


* Na última quarta-feira de cada mês, a tela do Maus Hábitos exibe ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.04.27 -  Porto Femme #48

powered by

22.04.27 -  Porto Femme #48
22.04.27 -  Porto Femme #48
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile