House of Tigre
Ana Manso e João Marçal

Curadoria:

Sara & André
12/5/2022

26/6/2022
18:00
Exposição

House of Tigre

Curadoria de Sara & André

artistas: Ana Manso e João Marçal

Abertura: 12.05 (QUI), a partir das 18h

Patente até: 25.06


[Entrada Livre]


Sinopse:

House of Tigre é uma exposição inédita dos artistas Ana Manso e João Marçal na sala de exposições da Saco Azul/Maus Hábitos, na qual se apresentam várias obras da autoria de ambos retiradas do contexto doméstico, ou seja, anteriormente visíveis na casa que ambos partilham em Lisboa.


A exposição culmina na apresentação de trabalho realizado pelos dois de forma colaborativa, produzido especificamente para esta ocasião, sendo acompanhada por uma publicação contendo uma conversa entre os artistas e a dupla de curadores, na qual são abordados vários aspetos da prática artística, focando em particular as principais diferenças entre uma prática individualizada e uma prática coletiva ou partilhada.


Texto Curatorial:

Para a exposição House of Tigre partimos da nossa própria experiência – pessoal e profissional – enquanto casal que partilha a autoria de uma obra e se assume como dupla (ou artista com quatro mãos), tentando relacioná-la ou compará-la de uma forma não competitiva com a de outro casal, composto por dois artistas, mas que tivessem carreiras individualizadas.


Assim após alguma pesquisa e reflexão sobre este assunto convidámos os artistas Ana Manso e João Marçal a abraçarem o desafio de produzir e apresentar uma exposição pensada pelos dois de forma cúmplice ou colaborativa.


Ao longo do período em que preparámos a exposição que durou cerca de nove meses, fomos trocando emails com perguntas, que geraram uma entrevista relativamente extensa que será disponibilizada na exposição e que ajudou, cremos, a Ana e o João a irem definindo a sua abordagem relativamente ao desafio que lhes propusemos.


Opta-se assim por transpor para o espaço expositivo da Saco Azul/Maus Hábitos, algumas obras (da autoria de ambos) com as quais os artistas convivem no espaço em que habitam, tendo como clímax a apresentação de trabalho produzido pelos dois colaborativamente tendo em vista a presente mostra.

Sara & André, março de 2022.



BIOS:

Artistas

Ana Manso está a finalizar uma residência artística em Nova York, no International Studio & Curatorial Program (ISCP), por onde já passaram alguns artistas portugueses, e a sua obra “está profundamente enraizada no meio da pintura, tornando a tela ou a superfície bruta da parede um lugar de encontro entre o mundo real e o imaginário”. Entre os lugares onde já expôs individualmente e coletivamente destacamos: Centro de Arte Oliva (São João da Madeira); Kunsthalle Freeport (Porto); Galeria do Paço, Universidade do Minho (Braga); Casa-Museu Guerra Junqueiro (Porto); Matadero Madrid (Madrid); Museu de Serralves (Porto); FUTURA Centre for Contemporary Art (Praga); Mudam Luxembourg (Luxemburgo).


João Marçal esteve em residência artística também em Nova York (2017), na RESIDENCY UNLIMITED. Atualmente está a fazer doutoramento em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Em 2020 desenvolveu um projeto musical no âmbito do programa de apoio Criatório, promovido pela Câmara Municipal do Porto. Para além ter exibido o seu trabalho, individualmente e coletivamente, em vários espaços da cidade do Porto como: PêSSEGOpráSEMANA, Salão Olímpico, Espaço Campanhã, Sismógrafo, Uma Certa Falta de Coerência, Maus Hábitos, In Transit, entre outros; esteve também ligado durante vários anos, à livraria independente Inc. Livros e Edições de Autor, dedicada a edições e livros de artista.


Curadoria

Sara & André nasceram em 1980 e 1979, em Lisboa, onde vivem e trabalham e estudaram, respetivamente, Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa, 1999-2005) e Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design (Caldas da Rainha 1999-2005). Juntos estudaram Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa, 2008-2011). Expõem regularmente desde 2006.


Realizaram e participaram em diversas exposições individuais e colectivas, em museus, galerias e espaços independentes tais como: Appleton Box (Lisboa); Armário (Lisboa); Atelier-Museu Júlio Pomar (Lisboa); Balcony (Lisboa); CAC Málaga (Málaga, Espanha); California Museum of Photography (Riverside, EUA); Camões Berlim (Berlim); Centre del Carme (Valência, Espanha); Espacio Trapézio (Madrid, Espanha); Fundação Arpad Szenes / Vieira da Silva (Lisboa); Galería Bacelos (Madrid, Espanha); Galeria Baginski (Lisboa); Galeria Municipal do Porto (Porto); Inflight (Hobart, Austrália); MAAT / Fundação EDP (Lisboa); MAM (Macau, China); Maus Hábitos (Porto); Museu Coleção Berardo (Lisboa); MNAA (Lisboa); MNAC - Museu do Chiado (Lisboa); Museu Nacional Soares dos Reis (Porto); Museu da Cidade / Pavilhão Branco (Lisboa); OTR (Madrid, Espanha); PÊSSEGOpráSEMANA (Porto); Queen’s Nails Projects (São Francisco, EUA); Rosalux (Berlim, Alemanha), The Mews Project Space (Londres, Reino Unido) e 3+1 Arte Contemporânea (Lisboa).


Em 2017 comissariaram o ciclo de exposições Curated Curators, na Zaratan - Arte Contemporânea (Lisboa), do qual surgiu o livro Uma Breve História da Curadoria (Documenta, Lisboa, 2019). Conceberam a edição especial da revista Contemporânea Inquérito a 263 Artistas (Lisboa, 2021). Integraram a Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura (2019-2020) e participaram no programa Plano Nacional das Artes (Alhandra, 2020). Estão representados em diversas coleções públicas e privadas e o seu trabalho é regularmente publicado em livros e revistas especializadas.


22.05.12 - House of Tigre

Ficha Técnica

Artistas: Ana Manso e João Marçal

Programação, Produção e Gestão: Mariana Vitale

Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Filipe Confraria, Mariana Vitale

Assessoria de Imprensa: Filipe Confraria

Design: Studio Dobra

Montagem: Hernani Miranda

Estágio em produção e comunicação: Jessica Roque

Fotografia: 

Limpeza: Manuela Pinto

Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos


Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.05.12 - House of Tigre

powered by

22.05.12 - House of Tigre
22.05.12 - House of Tigre
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile