Porto Femme #49
25/5/2022
21:00
Sessão de cinema

Ciclo de Cinema no Feminino – 49ª Sessão

25.05.2022- 21h00 

Duração sessão: 85 min

Sala de Espetáculos   


Apresentação da sessão


No âmbito da rúbrica Cinema à Mesa, as Femme Sessions exibem, nas últimas quartas-feiras de cada mês, cinema feito por mulheres!

Em maio, apresentamos cinema chileno através de uma parceria com o Festival de Cinema Feminino FemCine.

Esta é mais uma parceria que estabelecemos com festivais com os quais partilhamos os mesmos objetivos.

FEMCINE, o Festival de Cinema Feminino de Santiago (https://femcine.cl/), é o primeiro e único festival de cinema chileno dedicado a celebrar, divulgar e homenagear filmes feitos por, para ou sobre mulheres. O festival foi lançado em 2010 por um grupo de mulheres ligadas ao mundo audiovisual chileno, que acreditam que o cinema é uma poderosa ferramenta de reflexão e desenvolvimento social.

O objetivo do FEMCINE sempre foi destacar o trabalho de cineastas mulheres e mostrar e valorizar as representações cinematográficas (feitas por homens ou mulheres) sobre temas comuns numa sociedade como a que vivem no Chile, onde apesar do desenvolvimento tecnológico e económico, ainda existem muitas exemplos de desigualdade de género.

Nesta sessão, o público poderá conhecer o festival e o cinema chileno.


Programação


CANADÁ 5351 (filme com testemunhos sensíveis como violação e tortura física e psicológica)

Chile | 26’00" | 2018 | Doc

Realização: Cata Brügmann


Sinopse

A prisão da rua Canadá 5351, em San Joaquín, é a principal testemunha dos horrores e torturas cometidos no seu interior desde 1973. É através da estrutura deste lugar e dos testemunhos de pessoas que foram e continuam a ser torturadas que se cria uma única voz, a voz daquele recinto, a fim de evidenciar alguns dos martírios que presenciou, bem como a analogia de um espaço e sociedade danificados.



EL CALLEJÓN DE LAS PERRAS

Chile | 19'00" | 2019 | Fic

Realização: Beatriz Arias González


Sinopse

Um grupo de cinco amigas aventura-se na noite. Sem rumo fixo, vagueiam pelas ruas e pelas circunstâncias que as cercam, como um rebanho.



EL CIELO SE PUSO GRIS

Chile | 07'00" | 2019 | Doc

Realização: Cons Gallardo


Sinopse

Paul, 28 anos, é uma jovem com apenas uma pergunta: “Quem é a minha mãe?” Paul embarca numa jornada em que procura sentido na sua vida depois que a sua mãe a abandonou aos 5 anos de idade. Por meio de reflexões sobre a vida da avó e os maus-tratos que sofreu, ela procurará compreender quem cuidou dela como mãe.



MAILLOT

Chile | 12'00" | 2019 | Fic

Realização: Daniela Munita


Sinopse

Emilia e Lucía são colegas de uma equipa de ginástica rítmica. Uma atração nasce entre as duas ao mesmo tempo que surge a oportunidade de serem selecionadas para uma tour internacional, que apenas uma delas poderá participar.



SOY SOLA

Chile | 15'00" | 2019 | Fic

Realização: Natalia Luque


Sinopse

Uma esteticista que luta contra os sintomas da menopausa, ouve o conselho de uma jovem cliente e decide abrir-se para um interesse romântico.




* Na última quarta-feira de cada mês, a tela do Maus Hábitos exibe ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.



Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.05.25 -  Porto Femme #49

powered by

22.05.25 -  Porto Femme #49
22.05.25 -  Porto Femme #49
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile