Daniel Moreira e Rita Castro Neves
Noite Animal
26/5/2022

29/6/2022
21:30
Exposição

Noite Animal

Artistas: Daniel Moreira e Rita Castro Neves

Ciclo "Poético ou Político?" com curadoria de João Baeta

Abertura 26.05 (QUI) | 21:30 | Mupi Gallery


[𝗘𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗲]


As nossas caminhadas pelo campo levam-nos a lugares e também a encontros com ramos e galhos, que por vezes apanhamos do chão e trazemos connosco. As pedras e troncos – pequenos e grandes, são como memórias materializadas que se juntam às imagens mentais, auditivas, olfativas, meteorológicas, fotográficas.

É mais tarde, no atelier, que juntamos umas com outras, para fazer coisas novas. A criação destes animais passa por essa prática, das relações subtis, entre elementos. A simplicidade deste gesto que junta é próxima do ato de caminhar: um passo depois do outro. E sendo esculturas que são parte de uma instalação, estes animais vivem também uma vida fotográfica. Não é uma mudança de estado, mas mais um continuum, uma nova possibilidade de condição, uma mudança de estação.

Aos Maus Hábitos trazemos uma vista do Gerês, como a vê um caminhante noturno, quando com uma lanterna o caminho alumia. Esta luz que o nosso corpo faz incidir sobre o que está à sua frente tanto revela quanto evoca. A ela acrescendo uma pequena ironia, ao colocá-la neste dispositivo lumínico específico. É que na paisagem citadina, o mupi apresenta objetos, explica possibilidades e vende sonhos, como aparições.

Cremos que todos sabemos o que é o perscrutar atento do território, em busca dos animais. Às vezes parece que estão em todo o lado, outras não se avista nenhum. Ainda haverá destes bichos, lá por essas serras? questionava Rosa Ramalho, a propósito dos seus animais. Os tempos que vivemos sublinham as nossas dúvidas. Se não os vemos, estarão já extintos? Por vezes temos mesmo que os inventar.


Sobre os artistas

Daniel Moreira e Rita Castro Neves vivem e trabalham entre o Porto e a Beira Alta. Daniel Moreira é licenciado em Arquitectura, iniciando em 2000 um percurso multidisciplinar entre a arquitectura e as artes plásticas. Rita Castro Neves, após terminar o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co em Lisboa e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art de Londres, inicia uma atividade artística regular, de docência e de curadoria.

Com percursos artísticos separados, começaram a trabalhar em colaboração com Laking, que realizaram em 2015 a convite do espaço artístico finlandês Oksasenkatu 11, iniciando um projeto longo a propósito da representação da paisagem, em que refletem com o desenho, a fotografia e o vídeo, de forma instalada, sobre colaboração artística, diferentes técnicas e culturas artísticas, território, escala e percurso. Desde então realizam diversas exposições individuais e coletivas, bem como residências artísticas.  Em 2020 terminam o projeto de recuperação da Escola de Macieira, uma antiga escola primária do Plano dos Centenários na Serra de São Macário, na Beira Alta, para aí iniciarem um projeto de reflexão sobre cultura serrana, a natureza e o rural, e logo sobre ecologia, biopolítica e preservação ambiental.


www.danielmoreira.net | www.ritacastroneves.com

www.escolademacieira.com | www.outracoisa.escolademacieira.com

www.caixadecorreio.danielmoreira-ritacastroneves.com


Ficha Técnica

Poético ou Político?

Curadoria: João Baeta

Produção: Mariana Vitale

Estágio: Jéssica Roque

Comunicação: Filipe Confraria, Mariana Vitale

Impressão: Lumen

22.05.26 - Daniel Moreira e Rita Castro Neves

Projeto:

Mupi Gallery

Press

Rita e Daniel MG 2022
Rita e Daniel MG 2022
Rita e Daniel MG 2022
Rita e Daniel MG 2022
Rita e Daniel MG 2022
Rita e Daniel MG 2022
Rita e Daniel MG 2022
Rita e Daniel MG 2022
Rita e Daniel MG 2022

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

marianavitale@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.05.26 - Daniel Moreira e Rita Castro Neves

powered by

22.05.26 - Daniel Moreira e Rita Castro Neves
22.05.26 - Daniel Moreira e Rita Castro Neves
Website desenvolvido por BondHabits