Curadoria:
—
Eu Como Você, de Tales Frey e Hilda de Paulo
Abertura/opening: 02.02.2022 (QUI)
Até/Until: 31.03.2023
📍 Sala de Exposições
👉Curadoria de Pollyana Quintella
A exposição EU COMO VOCÊ, confirmada para integrar a programação do Maus Hábitos em fevereiro de 2023 e do Akureyri Art Museum (Islândia) em outubro do mesmo ano, pretende apresentar um recorte da produção do casal de artistas Hilda de Paulo e Tales Frey, que vivem e trabalham no Porto.
Com atuações entre as artes visuais e as artes cênicas, a dupla de artistas vem construindo uma trajetória sólida de relevância nacional e internacional e, nos últimos anos, participaram de diversas exposições e festivais ao redor do mundo.
Hilda de Paulo vem explorando contaminações entre obra, autoficção e autobiografia, ao assumir a produção artística como força transfiguradora ante a normatividade de corpos e subjetividades.
Tal gesto está presente desde as suas “próteses sentimentais”, tatuagens que demarcam relações entre o eu-outro, até trabalhos mais recentes, dedicados à produção de uma escrita de si atravessada pela transsexualidade.
Tales Frey, por sua vez, tem trabalhado com o conceito de indumento, ao produzir obras entre a performance e a escultura, configurando dispositivos que podem ser experimentados pelo público.
São peças como luvas de boxe, roupas e pares de sapatos que convidam os sujeitos a se conectarem e exigem negociações diversas entre desejo e movimento. Poderíamos chamá-las de esculturas sociais, já que tensionam o individual e o coletivo; o pessoal e o político.
Neste projeto, nos interessa articular ambas as produções identificando seus pontos de encontro e convergência, fruto da longa convivência entre o casal de artistas. Hilda participa ativamente das performances de Tales que, por sua vez, está presente em muitos trabalhos de Hilda.
O que se incorpora de um e de outro?
Quais os limites entre vida e obra?
De que são feitos os encontros?
Nesse entrelaçamento, suas obras se anunciam como políticas do desejo, construções de outros modos de existência. Seu verdadeiro laboratório é a própria vida.
Programa paralelo:
15 FEV - Memento Mori, mini-documentário + conversa, em torno de 60 minutos.
👉 A partir da série de performances “Memento Mori”, em que Tales Frey converte os seus aniversários em ações de performance, neste mini-documentário, o artista apresenta uma reflexão sobre os estímulos criativos que foram determinantes para as suas criações em arte, havendo um fio condutor em que o corpo sempre é pivô.
8 MAR - Visita Guiada, em torno de 60 minutos
Projeto:
Ficha Técnica
Programação e Gestão: Saco Azul - Associação Cultural
Produção: Filipe Confraria
Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Luís Masquete
Assessoria de Imprensa: Luís Masquete
Design: Simão Martinez
Montagem: Alexandre Simões
Limpeza: Manuela Pinto
Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos
Galeria
Press
Outros eventos do mesmo projeto
Provador
—
o_U: on meme symptons and side effects
—
Residências Mescla+
—
Os Maus Hábitos Não São Bonfim
—
Dose 11
—
—
Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
danielpires@maushabitos.com
Assessoria de Imprensa