Curadoria:
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Isabel Carvalho | Sistema Coreográfico — a Partir do ZumZum das Vespas Mecânicas
👉 Ciclo "Da DERIVA" com curadoria de João Baeta
Abertura/opening: 25.05.2023 (QUI), 18h30
Até/Until: 28.06.2023
🔖Entrada Livre
📍 Mupi Gallery
👉Desde que as vespas de uma nova espécie mecânica se movem numa dança ao ritmo de um zunzum sonoro dentro da nossa cabeça – ou porque se meteram por entre as finas fissuras das membranas ósseas ou porque conseguiram forçar entrada pelas aberturas cranianas para se espalharem por aquelas massas moles e muito esponjosas onde está localizada geograficamente a linguagem e aí fabricarem uma geleia de imagens, efeito de uma miscelânea de experiências –, incentivam a nossa vontade de executar ações que vistas do exterior parecem absurdas, mas cujo significado corresponde às nossas intuições que, de outro modo, ficariam reféns das ilusões de clareza que reprimimos com receio de criarmos conflitos, ou por preguiça de defendermos o que acreditamos ser exato, abstraindo-nos de medirmos forças entre o interior e o exterior, e deixando-nos cair numa sonolência apática que camufla a extraordinária capacidade de virmos a ser exatamente o que somos, sem esperança de conversão noutra coisa. Ora, isto não é metáfora, por exemplo, para enunciar uma experiência de êxtase animal nem uma imagem de ficção científica, é tão-só o que nos acontece com muita frequência quando as vespas mecânicas vibram dentro de nós. Por isso, estas linhas guiam-nos numa hipotética realização coreográfica – que já serviram de manual em 2012 quando foram pela primeira vez publicadas –, e voltam agora a ser talvez úteis quando for oportuno sublinhar o quanto a dança é expressão disruptiva de um conjunto de expectativas que não nos pertence e que se afirma ser condutor de singularidades.
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Sobre a artista
O seu percurso artístico caracteriza-se por uma forte componente experimental, sustenta-se na investigação, principalmente no domínio da filosofia e da literatura, e desenvolve-se no cruzamento das artes com as ciências e o conhecimento especulativo. Nos seus projetos aborda recorrentemente questões relativas à materialidade subjacente à linguagem e extensíveis às formas expressivas não-verbais. O seu trabalho tem-se desenvolvido na íntima articulação entre as artes visuais, a escrita, a edição e a publicação de livros, grupo de expressões ou meios que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a expandir para a escultura e a ocupação do espaço tridimensional. Expõe individual e coletivamente com regularidade, destacando-se, entre as mais recentes apresentações, as seguintes: Langages Tissés, Centre d’Arte Le Lait (Albi), em França e AR(a)C(hné)-EN-CIEL, Galeria Quadrado Azul (Lisboa), Strange Attractor, Pavilhão Branco (Lisboa) e Pés de barro, Galeria Municipal do Porto (Porto), em Portugal. Fez residências artísticas na Kusntlerhaus Bethanien, Berlim, Alemanha; Hangar, Barcelona, Espanha e Maaretta Jaukkuri Foundation, Lofoten, Noruega. Está representada em várias coleções públicas. Foi responsável pelo projeto Navio Vazio, um espaço de ocupação temporária de experimentação editorial a três dimensões. Em 2017, iniciou a revista Leonorana, da qual é autora e editora.
Projeto:
Ficha Técnica
Ciclo "Da DERIVA"
Curadoria: João Baeta
Programação e Gestão: Saco Azul - Associação Cultural
Produção: Filipe Confraria
Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Luís Masquete
Assessoria de Imprensa: Luís Masquete
Design: André Oliveira
Montagem: Alexandre Simões
Limpeza: Manuela Pinto
Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos
Impressão: Lumen
Galeria
Press
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Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
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Assessoria de Imprensa