Amanhã faremos todos parte de uma recordação
Curadoria:
—
Amanhã faremos todos parte de uma recordação reúne um conjunto de obras desenvolvidas a partir de um processo de pesquisa e criação centrado no álbum de fotografias de família e em imagens de arquivo órfãs. A instalação propõe uma reflexão sobre a relação entre tempo, imagem e memória, explorando os modos como as imagens são construídas, organizadas, preservadas e esquecidas.
As fotografias, agora revisitadas e deslocadas dos seus contextos originais, transformam-se em pequenos ensaios visuais que se multiplicam e se metamorfoseiam, dando origem a narrativas fragmentadas. Entre presenças e ausências, a obra interroga os espaços vazios da memória, os silêncios e as lacunas que acompanham toda a tentativade reconstrução do passado.
Estas imagens provêm de investigações e trabalhos anteriores dedicados às mulheres, àssuas histórias, memórias e ofícios.
Reaparecem aqui como vestígios de experiências individuais e coletivas, convocando diferentes temporalidades e revelando a imagem como um lugar simultaneamente de permanência e de desaparecimento.
A instalação entende a fotografia não como documento fixo, mas como matéria viva e instável, capaz de activar novas leituras e afetos. Cada imagem torna-se uma experiência da efemeridade do tempo, um fragmento que resiste ao esquecimento enquanto anuncia a inevitável transformação da memória.
Tânia Dinis
https://www.taniadinis-imaginariofamiliar.com/fashion
Tânia Dinis (Vila Nova de Famalicão, 1983) é realizadora e artista. O trabalho desenvolve-se entre o cinema experimental e documental, cruzando imagem de arquivo, memória familiar, práticas performativas e estética relacional, com especial atenção a histórias protagonizadas por mulheres e a contextos de trabalho invisibilizados. Frequenta o doutoramento em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde concluiu o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas (2015). É licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE (2006) e frequentou a oficina de montagem e apropriação de material de arquivo na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV, Cuba), com especialização em Creación Cinematográfica desde la Memoria Familiar (2020).

Galeria
Press
Outros eventos do mesmo projeto
Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
danielpires@maushabitos.com
Assessoria de Imprensa
