Miguel Rodrigues - Curadoria 32º Encontros da Imagem: Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais
Carpe Diem - Houdini Is Not Dead
22/9/2022

30/10/2022
10:47
Exposição

Carpe Diem – Houdini Is Not Dead explora o troço da Estrada Nacional 10 entre Sacavém e Vila Franca de Xira, nos arredores de Lisboa, que integrou as minhas rotinas de commute entre Setembro de 2008 e Junho de 2009. Geograficamente, a estrada alimenta a cintura industrial da Área Metropolitana de Lisboa a Sul e a Este, e é, hoje, uma mistura dos resultados do crescimento desordenado da periferia da cidade e do processo atual de desindustrialização e consequente ruinação do edificado industrial. 

Ao escolher voltar a estes espaços e percursos depois de quase quinze anos, Carpe Diem transformou-se numa reflexão sobre a relação entre a rotina de commute e a prática artística que desenvolvo nessa rotina. Se a investigação artística desmonta a rotina e a automaticidade dos movimentos pendulares que repito diariamente, o efeito do fotográfico também automatiza a prática, ao trazer para o caráter subjetivo da experiência no tempo os elementos de corte, distanciamento e objetividade com que pretende representar o espaço. 

Para esta exposição, estas ideias de repetição e performatividade no tempo são exploradas através de três séries fotográficas, impressas em formato cartaz e em papel translúcido, e de um vídeo que alterna entre a projeção sobre as imagens da segunda série e a sua mostra em ecrãs.


Carpe Diem - Houdini Is Not Dead

Projeto:

EXTRA(s)

Ficha Técnica

Miguel Rodrigues, n. Lisboa, 1978

Miguel Rodrigues é doutorando em Belas-Artes na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), como bolseiro FCT, é Mestre em Arte Multimédia pela FBAUL (2017) e tem uma pós-graduação em Fotografia, Projecto e Arte Contemporânea pelo Atelier de Lisboa/IPA (2012). É professor de fotografia no Atelier de Lisboa. Exposições individuais (selecção) Birds are Windy, Atelier de Lisboa (2019); 17 Studies, Arquivo 237 (2016); 17 Estudos Sobre a Personalidade, Plataforma Raum (2015). Exposições coletivas (selecção): What’s the Urgency, Lab27, Treviso, Itália (2022); Projeto A Invenção da Amnésia: Casa dos Cubos, Tomar (2021); Project Room do Museu da Paisagem (2021); Casa d’Avenida, Setúbal (2020). Drawing in Sand, A Ilha (2018).


Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


Carpe Diem - Houdini Is Not Dead

powered by

Carpe Diem - Houdini Is Not Dead
Carpe Diem - Houdini Is Not Dead
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile