Apneia

O projecto Apneia organizou ao longo de um ano e meio 5 residências duplas de cruzamento de artistas, compostas por uma prova inicial de esforço expositiva na Árvore, um mês de residência, e finalmente uma exposição no Maus Hábitos.

Apneia

Apneia foi um projecto de programação artística assente no apoio à produção e teorização das artes plásticas através da criação de residências artísticas em par, que decorreu entre 2015 e 2016. Pretendeu convocar individualidades distintas, unidas por um pensar artístico comum, e programar cada residência através do diálogo entre os artistas convidados e da exposição pública do trabalho desenvolvido. Ao longo de um ano e meio de acção, promoveu a ligação de artistas emergentes e outros mais experientes, a produção de objectos culturais e a manutenção do pensamento crítico e teórico. Cada residência dupla arrancou com uma prova de esforço expositiva na Cooperativa Árvore, e, após um período de residência, terminou com uma exposição no Maus Hábitos, onde os artistas apresentaram as consequências da sua residência.

As 5 residências programadas pelo Apneia foram compostas pelas duplas: Alexandra Rafael e João Leal, Anabela Bravo e Pascal Ferreira, Luísa Abreu e Jorge Lourenço, Fabrizio Matos e Dalila Gonçalves, e Pedro Tudela e Vera Mota.

Apneia foi um projeto desenvolvido pelos artistas Hugo Soares, João Gigante, Reis Valdrez e João Espírito Santo e coordenado por Carmo Azeredo para a Saco Azul Associação Cultural em parceria com o Maus Hábitos e a Cooperativa Árvore, e contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Ministério da Cultura e da Direção Geral das Artes.

Ficha Técnica

Organização: Saco Azul
Direcção Artística: Hugo Soares, João Gigante, Reis Valdrez e João Espírito Santo.
Coordenação de Projecto: Carmo Azeredo
Assistência de Produção: Carolina Grilo Santos
Orientação de Projecto: Daniel Pires, Rui Mascarenhas
Design Gráfico: João Gigante
Fotografia: João Gigante e Carmo Azeredo
Parceiros: Cooperativa Árvore, Câmara do Porto
Apoios: Maus Hábitos, Ministério da Cultura, DGArtes
Artistas Participantes: Alexandra Rafael e João Leal, Anabela Bravo e Pascal Ferreira, Luísa Abreu e Jorge Lourenço, Fabrizio Matos e Dalila Gonçalves, e Pedro Tudela e Vera Mota.


Galeria

Press

Eventos relacionados

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


Apneia

powered by

Apneia
Apneia
Apneia
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile