Shortcutz Porto #255 apresenta "Menino 23"
1/7/2020
20:30
Sessão de cinema

No âmbito da exposição "...que eu também não adoeça de Brasil!", integrante do projeto Mupi Gallery, apresenta-se como programação paralela a exibição do filme "Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil", do realizador Belisário Franca, com a apresentação do artista Mãe Paulo.


Esta é 255 edição do Shortcutz Porto, realizado em parceria com a Saco Azul Associação Culturall & o Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural.

   

[ Sinopse ]

"A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados."

Brasil, 2016, Doc., 79′, Cor, M/Livre


Este documentário faz parte da exposição "…que eu também não adoeça de Brasil!", do artista transdisciplinar Mãe Paulo, é uma espécie de colagem elaborada a partir de imagens e textos de autorias aleatórias encontrados em redes sociais, os quais abordam momentos tenebrosos da recente história do Brasil: o dia em a maior floresta tropical do mundo teve diversos pontos queimados e o dia em que o ex-secretário de cultura fez um pronunciamento público sem disfarçar a sua cariz nazi-fascista. Claramente, notamos que a pesquisa antropológica e sociopolítica são disciplinas que fazem parte do processo criativo do artista na elaboração de uma proposição visual, onde a política e a poética são impensáveis de modo independente.



Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


20.07.01 - Shortcutz Porto #255 apresenta "Menino 23"

powered by

20.07.01 - Shortcutz Porto #255 apresenta "Menino 23"
20.07.01 - Shortcutz Porto #255 apresenta "Menino 23"
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile