da serra e da terra
Curadoria de Daniel Moreira e Rita Castro Neves
11/9/2020

8/11/2020
18:00
Exposição coletiva


Curadoria de Daniel Moreira e Rita Castro Neves
Inauguração: 11.09 — 18h
Patente até: 08.11

artistas: Alice Geirinhas | José de Almeida | Maria Lino | Pedro Saraiva | Tânia Dinis

[Entrada Livre]


da serra e da terra propõe um conjunto de obras de cinco artistas de diferentes geografias portuguesas. É a partir da Serra que a pulsão da terra ganha peso nas suas explorações artísticas, em práticas que assentam numa experiência vivenciada das matérias do rural.


As obras a apresentar são realizadas sob impulso também telúrico, seja por percursos e pesquisas da matéria, pelo uso da terra em cerâmicas, pela observação íntima dos gestos da fogueira ou pela vivência diária na Serra, onde arte e vida se cruzam.


Filme, texto, cerâmica, escultura em madeira e desenho, juntam-se neste projeto, com desenho expositivo realizado pelos curadores - também eles artistas.


Visitas à exposição: 

Durante o mês de Outubro haverá três visitas à exposição "da serra e da terra" com os curadores Daniel Moreira e Rita Castro Neves, com duração aproximada de 45 minutos. 

03.10 (SAB), 16h

13.10 (TER) 19h

30.10 (SEX) 19h

A visita é gratuita e está limitada até cinco pessoas por encontro.

Para participar do encontro é necessário se inscrever (ficha de inscrição). Os primeiros cinco interessados de cada dia serão contactados por e-mail ou telefone. 


Sobre os curadores:


Daniel Moreira e Rita Castro Neves

Artistas que vivem e trabalham no Porto, com percursos expositivos separados, trabalham desde 2015 em colaboração. Daniel Moreira é arquitecto, iniciando em 2000 um percurso multidisciplinar entre a arquitectura e as artes plásticas. Rita Castro Neves, após terminar o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art de Londres, inicia atividade artística regular, de docência (atualmente na Faculdade de Belas Artes do Porto) e de curadoria.


Desde que em 2015 foram desafiados pelo espaço artístico finlandês Oksasenkatu 11 a realizar um projeto colaborativo, que têm exposto regularmente em Portugal e no estrangeiro. As residências artísticas (São Paulo, Maputo, Alvito, Serra da Estrela...) e viagens de estudo (Japão com Bolsa da Fundação Oriente) têm sido importantes para o desenvolvimento do seu corpo de trabalho.


Sobre os artistas:


Alice Geirinhas (Évora, 1964). Licenciada em Escultura na FBAUL, Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas na FBAUP e Doutorada em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da UC, onde é professora auxiliar. Entre outros, expôs na Galeria ZDB, Bedeteca de Lisboa, Museu do Neo-Realismo V. F. de Xira, SESC Rio de Janeiro,

Stenersen Museum Oslo, Museu do Chiado, MACE Elvas, Museu Berardo e Museu da Cidade. Para além do colectivo Sparring Partners, integra as Girlschool com Susana Mendes Silva.


José de Almeida (Macieira, São Pedro do Sul, 1930) foi almocreve, mineiro e construtor civil. Durante a ditadura a rudeza da vida levou-o a dar “o salto”. De volta à Serra de São Macário comprou terra e nela construiu com as suas próprias mãos o restaurante Salva Almas, pensado como uma obra total (incluindo casa, horta, jardim e cripta). Aqui se encontra exposto o seu trabalho escultórico em pedra e madeira. Como costuma dizer a propósito da sua obra: “Um pau quanto mais torto, mais direito é”.


Maria Lino (Feital, Trancoso, 1944). Formou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e na Escola de Belas Artes de Hamburgo, onde viveu entre 1970 e 1997. Em 1997 regressa à sua terra natal onde funda o Atelier Temos Tempo, aí promovendo o Simpósio Internacional de Arte do Feital, e conduzindo sucessivos encontros de artistas de várias gerações e contextos diferentes, que ali encontram a espessura do tempo e a cintilação do lugar, características que o trabalho de Maria Lino convoca e explora.


Pedro Saraiva (Lisboa, 1952). Professor catedrático de desenho na FBAUL. Expõe regularmente desde os anos 80, participando em diversas exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Encontra-se representado em muitas coleções públicas e privadas, tendo vários livros publicados. A sua obra interliga desenho,

fotografia, escultura e arqueologia em instalações que abordam a memória, o arquivo e a ficção, em de forma inusitadamente poética e delicada.


Tânia Dinis (Vila Nova de Famalicão, 1983). Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas-Artes do Porto e licenciada em Estudos Teatrais - Interpretação pela ESMAE/Politécnico do Porto. Realizadora de vários filmes presentes em diversos festivais nacionais e internacionais onde ganhou vários prémios, é actriz e professora de teatro. O seu trabalho explora os universos da performance, cinema, vídeo-fotografia e instalação, assumindo frequentemente um carácter itinerante.

Ficha Técnica

Curadoria: Daniel Moreira e Rita Castro Neves

Direção de Produção: Mariana Vitale

Assistência de Produção: Catarina Rangel Pereira

Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Catarina Rangel Pereira, Diana Reis e Mariana Vitale

Assessoria de Imprensa: Beatriz Vasconcelos & Diana Reis

Fotografia: José Caldeira

Montagem: Kiko Richard

Limpeza: Manuela Pinto

Organização: Saco Azul e Maus Hábitos

Estágio: Diana Duarte


Press

ARTECAPITAL
05/11/2020
ARTECAPITAL RECOMENDA
Antena 3
05/11/2020
A Vanessa Augusto falou com os curadores "da serra e da terra"
RTP
10/09/2020
Maus Hábitos acolhe exposição de cinco artistas sobre a temática da serra
P3
10/09/2020
Maus Hábitos acolhe exposição de cinco artistas sobre a serra
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

marianavitale@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


Image

powered by

Image
Image