MONSTRA À SOLTA: O Caminho para o Além
6/10/2021

6/10/2021
20:30
Sessão de cinema

MONSTRA À SOLTA: Crulic: O Caminho para o Além

Sessão / Total running time: 73'

Classificação etária / Age rating: M/16

Áudio: Romeno e Inglês

Legendas / subtitles: PT


Sala de Espetáculos


Entrada Livre


A Monstra volta a nos visitar neste mês de outubro, em dose dupla. Para esta que é a primeira sessão, temos a longa já bastante laureado, realizado numa coprodução entre Roménia e Polónia. Entre os 35 prémios, destaque para o Cristal para melhor Longa Metragem em Annecy.

 

Programa: 


▪️ Crulic: O Caminho para o Além

Anca Damian | Roménia e Polónia | 2011


A longa-metragem de documentário animado Crulic - o Caminho do Além, conta a história da vida de Crulic, o romeno de 33 anos que morreu numa prisão polaca enquanto fazia greve de fome. O aclamado ator romeno Vlad Ivanov empresta a voz a Crulic na narração irónica para além da morte. Técnicas como o desenho à mão, a colagem, stop-motion e recortes misturam-se na perfeição para criar um estilo visual muito forte e o resultado é um filme fascinante, memorável e surpreendentemente coerente. O filme ganhou mais de 35 prémios internacionais, entre os quais o prémio Cristal para melhor Longa Metragem em Annecy.


Anca Damian estudou na Academia de Teatro e Artes Cinematográficas de Bucareste, na Roménia, onde obteve a licenciatura em Cinematografia e o doutoramento em Artes, Cinema e Média. Trabalhou como realizadora, argumentista e produtora em vários documentários sobre arte, e como diretora de fotografia em duas longas-metragens e em muitos outros documentários e curtas-metragens. Em 2008, realizou, escreveu e co-produziu a sua primeira longa-metragem, “Crossing Dates”. Em 2012, a sua segunda longa-metragem, e a primeira de animação, como realizadora, argumentista e produtora, “Crulic – The Path to Beyond” foi um sucesso. Em 2015, a sua segunda longa de animação, “The Magic Mountain”, continuou a estabelecer o seu estilo visual inovador com temas difíceis.  Em 2016, foi a primeira vencedora do Audentia Award do Eurimages, que tem como objetivo celebrar as mulheres cineastas. Em 2018 a sua curta de animação, “The Call”, correu o mundo em mais de 50 festivais internacionais, e conquistou 9 prémios internacionais. Em 2019, “Marona’s Fantastic Tale” estreou em Annecy, e seguiu-se uma longa seleção em festivais internacionais de cinema e várias distinções. 

21.10.06 - MONSTRA À SOLTA: O Caminho para o Além

Projeto:

EXTRA(s)

Galeria

Press

Outros eventos do mesmo projeto

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


21.10.06 - MONSTRA À SOLTA: O Caminho para o Além

powered by

21.10.06 - MONSTRA À SOLTA: O Caminho para o Além
21.10.06 - MONSTRA À SOLTA: O Caminho para o Além
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile