Catarina Miranda
POROMECHANICS
18/1/2022

21/1/2022
19:30
Exposição

POROMECHANICS

Artista: Catarina Miranda 

Programação integrada ao 90º Aniversário Teatro Rivoli

Abertura: 18.01 (TER), às 19h30

Patente até: 21.01.2022

 

[Entrada Livre]

 

Coleção de vídeo-retratos de coreógrafos, apresentados como oráculos, em diálogo com uma escultura suspensa de uma baleia bicéfala.

A iniciativa de retratar diferentes artistas, momentos após terem sido induzidos a estados de imersão, por meio de ativação física e sonora, vem potenciar a ideia de acesso às suas caixas negras, promovendo a ativação do sistema nervoso parassimpático e a aparição do discurso subconsciente. 

A possibilidade de alucinação e hipnagogia, visa devolver a perspetiva oracular a cada corpo, através da manifestação dos seus gestos capturados em câmara, enquanto "soothsayers" — aqueles que dizem a verdade. 

POROMECHANICS é um projeto criado em diálogo com a peça de dança CABRAQIMERA, apresentada em abril de 2021, no âmbito do DDD – Festival Dias da Dança.


Sobre a artista

Catarina Miranda tem vindo a desenvolver e apresentar projetos de criação maioritariamente para palco, trabalhando com linguagens que intercetam dança, voz, cenografia e luz, abordando o corpo como um veículo de transformação hipnagógica e de consciência do presente. No seu percurso destacam-se peças como Dream is the Dreamer, Boca Muralha, Mazezem e Reiposto Reimorto, apresentadas entre o Palais de Tokyo/Paris, Fundação de Serralves, Theâtre de Liège, DDD – Festival Dias da Dança, Materiais Diversos, Pays de Danses. Terminou o mestrado EXERCE no ICI-CCN (Montpellier/Fr) e a licenciatura em Artes Visuais pela FBAUP; estudou Teatro NOH, no Kyoto Art Center, Japão. A peça Cabraqimera e a exposição Poromechanics são os seus mais recentes projetos.

22.01.18 - POROMECHANICS | Catarina Miranda

Projeto:

Ficha Técnica

Direção artística e vídeo  Catarina Miranda 

Coreógrafos retratados Ana Isabel Castro, Ana Rita Teodoro, António Pedro Lopes, Cristina Planas Leitão, Marco da Silva Ferreira, Laura Kirshenbaum

Música Lechuga Zaphiro 

Vocalistas/ Sessões de filmagem COBRA’CORAL Catarina Miranda, Clélia Colonna, Ece Canli

Pós-produção Vídeo  Catarina Miranda, João Brojo, João Parra, Jonathan Saldanha

Correção de cor Mark Gomez

Produção & difusão  Sofia Matos, Vanda Cerejo/ Materiais Diversos

Produção executiva João Brojo

Produção Escultura Insuflável Área Cúbica

Projeto financiado por Rede Cultural 5Sentidos no âmbito do programa Convite à Criação Artística (Centro Cultural Vila Flor, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Municipal da Guarda, Cine-Teatro Louletano, Teatro Micaelense, Teatro Municipal do Porto, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato)

Residências de Criação Teatro Municipal do Porto, SOOPA, CND Centre National de la Danse (Paris/França)

Coprodução Teatro Municipal do Porto, Materiais Diversos, SOOPA, CND Centre national de la danse (Paris/França), ICI-CCN de Montpellier—Occitanie (no âmbito do projecto / in the scope of the project Life Long Burning apoiado pela Comissão Europeia - Montpellier/França)

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.01.18 - POROMECHANICS | Catarina Miranda

powered by

22.01.18 - POROMECHANICS | Catarina Miranda
22.01.18 - POROMECHANICS | Catarina Miranda
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile