Catarina Miranda
POROMECHANICS
1/18/2022

1/21/2022
19:30
Exposição

POROMECHANICS

Artista: Catarina Miranda 

Programação integrada ao 90º Aniversário Teatro Rivoli

Abertura: 18.01 (TER), às 19h30

Patente até: 21.01.2022

 

[Entrada Livre]

 

Coleção de vídeo-retratos de coreógrafos, apresentados como oráculos, em diálogo com uma escultura suspensa de uma baleia bicéfala.

A iniciativa de retratar diferentes artistas, momentos após terem sido induzidos a estados de imersão, por meio de ativação física e sonora, vem potenciar a ideia de acesso às suas caixas negras, promovendo a ativação do sistema nervoso parassimpático e a aparição do discurso subconsciente. 

A possibilidade de alucinação e hipnagogia, visa devolver a perspetiva oracular a cada corpo, através da manifestação dos seus gestos capturados em câmara, enquanto "soothsayers" — aqueles que dizem a verdade. 

POROMECHANICS é um projeto criado em diálogo com a peça de dança CABRAQIMERA, apresentada em abril de 2021, no âmbito do DDD – Festival Dias da Dança.


Sobre a artista

Catarina Miranda tem vindo a desenvolver e apresentar projetos de criação maioritariamente para palco, trabalhando com linguagens que intercetam dança, voz, cenografia e luz, abordando o corpo como um veículo de transformação hipnagógica e de consciência do presente. No seu percurso destacam-se peças como Dream is the Dreamer, Boca Muralha, Mazezem e Reiposto Reimorto, apresentadas entre o Palais de Tokyo/Paris, Fundação de Serralves, Theâtre de Liège, DDD – Festival Dias da Dança, Materiais Diversos, Pays de Danses. Terminou o mestrado EXERCE no ICI-CCN (Montpellier/Fr) e a licenciatura em Artes Visuais pela FBAUP; estudou Teatro NOH, no Kyoto Art Center, Japão. A peça Cabraqimera e a exposição Poromechanics são os seus mais recentes projetos.

22.01.18 - POROMECHANICS | Catarina Miranda

Projeto:

Ficha Técnica

Curatorship: Dayana Lucas

General Coordination & Production Direction: Mariana Vitale

Digital Content and Comunication: Filipe Confraria, Mariana Vitale e Rodrigo Rosas

Press Office: Filipe Confraria

Design: Dayana Lucas

Exhibition Montage: Kiko Richard

Photograph: 

Cleaning: Manuela Pinto

Organization & Artistic Direction: Saco Azul & Maus Hábitos / Encontros da Imagem

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.01.18 - POROMECHANICS | Catarina Miranda

powered by

22.01.18 - POROMECHANICS | Catarina Miranda
22.01.18 - POROMECHANICS | Catarina Miranda
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile