Curadoria de João Baeta
QUATRO PAREDES E DUAS SALAS [Vila Real]
6/11/2022

7/30/2022
16:00
Exposição

QUATRO PAREDES E DUAS SALAS

Curadoria de João Baeta 

artistas: 

Isaque Pinheiro, Jérémy Pajeanc, João Brojo e Felícia Teixeira, João Baeta, João Gigante, João Pedro Trindade, Miguel Januário, Rita Senra, Teixeira Barbosa

+

Poste_Vídeo Arte

Curadoria de João Baeta e Teixeira Barbosa

artistas: Arturo Fuentes, Cecilia Albuquerque, Filipe Garcia, Kauê Gindri, Leonor Parda, Luís Troufa, Max Fernandes, Nuno Ramalho, Paulo Jesus, Rosendo Cid, Sarah Fitzsimons, Sarah Klimcsh, Susana Chiocca.

 

Abertura: 11.06 (SAB), a partir das 16h

Patente até: 30.07

📍 𝘛𝘦𝘢𝘵𝘳𝘰 𝘥𝘦 𝘝𝘪𝘭𝘢 𝘙𝘦𝘢𝘭

𝘈𝘭𝘢𝘮𝘦𝘥𝘢 𝘥𝘦 𝘎𝘳𝘢𝘴𝘴𝘦, 𝘝𝘪𝘭𝘢 𝘙𝘦𝘢𝘭

 

[Entrada Livre]

 

Sinopse 

 

Uma exposição cujo ponto de partida é em si um problema conceptual. Como utilizar a morfologia do espaço expositivo? Como e de que modo se colocam as obras de cada artista em relação?  De uma forma pragmática e utilitarista, ou através dum modo intuitivo? Estas questões são o leitmotiv que atravessam o desenho curatorial desta exposição. 

 

Texto Curatorial : 

 

Uma exposição cujo ponto de partida é em si um problema conceptual. Como utilizar a morfologia do espaço expositivo? Como e de que modo se colocam as obras de cada artista em relação?  De uma forma pragmática e utilitarista, ou através dum modo intuitivo? Estas questões são o leitmotiv que atravessam o desenho curatorial desta exposição. Um problema que se relaciona diretamente com a configuração do espaço expositivo onde decorrerá a exposição - quatro paredes, limites densos e intransponíveis de duas salas, sendo que uma delas é interrompida a meio uma parede-separador que estabelece uma divisão comunicante. Um problema, mas também um desafio que define o desenho desta curadoria e a participação dos artistas. Um problema que pode apostar numa solução pragmática e utilitarista, mas simultaneamente poética. 

Como se confrontam e dialogam as obras destes artistas? Talvez, apenas o espectador saiba alguma coisa acerca desse diálogo sem guião e dele não resulte qualquer tipo de consenso. Por isso, será importante referir que uma obra de arte ao ser exposta, ao surgir na esfera pública possui sempre um impacto político de cada vez que se apresenta em público. E o Poste, enquanto escultura e dispositivo, com a apresentação de vídeos (em loop), de vários artistas, vem reforçar a multiplicidade de possibilidades, reforçando a eventualidade de dissentimento. Assim, a exposição será um diálogo mesclado e heterogéneo que deriva da apresentação de obras de diferentes meios, suportes e técnicas - de artistas com diferentes discursos e práticas -, numa circularidade existente entre dois pólos, o poético e o político.

22.06.11 - QUATRO PAREDES E DUAS SALAS | Curadoria de João Baeta

Projeto:

Ficha Técnica

Artistas: Isaque Pinheiro, Jérémy Pajeanc, João Brojo e Felícia Teixeira, João Baeta, João Gigante, João Pedro Trindade, Miguel Januário, Rita Senra, Teixeira Barbosa +Poste_Vídeo Arte (Curadoria de João Baeta e Teixeira Barbosa)

artistas: Arturo Fuentes, Cecilia Albuquerque, Filipe Garcia, Kauê Gindri, Leonor Parda, Luís Troufa, Max Fernandes, Nuno Ramalho, Paulo Jesus, Rosendo Cid, Sarah Fitzsimons, Sara Klimsh, Susana Chiocca

Programação, Produção e Gestão: Mariana Vitale

Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Luís Masquete, Mariana Vitale

Assessoria de Imprensa: Luís Masquete,

Design: Miguel Januário

Estágio em Design: Jade Félix

Fotografia: Carlos Sousa

Limpeza: Equipa Teatro Vila Real

Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos

Parceria: Teatro de Vila Real 

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.06.11 - QUATRO PAREDES E DUAS SALAS | Curadoria de João Baeta

powered by

22.06.11 - QUATRO PAREDES E DUAS SALAS | Curadoria de João Baeta
22.06.11 - QUATRO PAREDES E DUAS SALAS | Curadoria de João Baeta
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile