Carne Viva
Tiago Casanova

Curadoria:

João Baeta
1/12/2022

27/1/2023
18:30
Exposição

Tiago Casanova | Carne Viva

👉 Ciclo "Poético ou Político?" com curadoria de João Baeta



➖ 𝐀𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚: 01.𝟏2 (QUI), 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐚𝐬 18h30

Patente até: 27.01
📍 MUPI GALLERY


🔖𝐄𝐧𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐞


--

Nunca a História da imagem viveu circunstâncias tão especiais.

Se por um lado nunca houve tanta abundância, diversidade e exaustão num universo de criação pessoal, íntimo e despreocupado, por outro lado no universo profissional e em particular da publicidade, nunca existiu tanto escrutínio, revisão e validação das interpretações que uma imagem pode gerar. 

Uma imagem disposta num mupi publicitário tem a capacidade de gerar vendas, fidelizar e capitalizar, mas também pode ter a capacidade de ferir susceptibilidades e de gerar conflitos de leitura. Nunca o leitor foi tão crítico, mas polarizado. 


A verdade é que num universo de escolhas, tudo é político. Acreditamos, muitos de nós, que política é partidarismo. Mas a política vive em todas e cada uma das nossas escolhas, frases, actos e pensamentos. Mas pode ainda assim a nossa política diária ser poética? Podemos nós fazer um acto político-poético de gerar a livre interpretação sobre imagens fortes, que nos tocam, mas não sabemos exatamente bem porquê? Que são belas mas horrendas ao mesmo tempo. 


O conjunto de imagens que apresento aqui são imagens que dificilmente viveriam bem no mundo da publicidade. São imagens de desconforto, de vulnerabilidade, de fragilidade. Mas também são imagens de descendem de gestos que tantas vezes vemos retratados em pinturas renascentistas da Deposição de Cristo, ou barrocas como algumas naturezas mortas, em especial o Boi Dissecado de Rembrandt. 

Interessa-me entender como num mundo tão cheio de imagens, todas as imagens têm os seus meios próprios, onde sabemos por decreto social onde são aceites ou não.




--


Sobre o artista


𝐓𝐢𝐚𝐠𝐨 𝐂𝐚𝐬𝐚𝐧𝐨𝐯𝐚 (𝐌𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝟏𝟗𝟖𝟖)


Artista visual com formação em Arquitectura pela FAUP, onde co-fundou em 2010 a Scopio Magazine. Dirigiu o 1º e 2º Ciclos “A Fotografia na Arquitectura” (2008 e 2009) e em 2009 o “Prémio FAUP de Fotografia de Arquitetura”.

A Bolsa FCT para a Integração na Investigação através do CCRE (2008/09) permitiu-lhe explorar a relação entre fotografia e arquitetura através do trabalho que realizou entre 2007 e 2012 em parceria com o Centro de Comunicação e Representação Espacial, do Centro de Estudos da FAUP. 

Em 2013 co-fundou a livraria e editora XYZ Books, em 2014 A Ilha (Galeria e Espaço Cultural) e em 2017 o Estúdio Bulhufas. 


Expõe o seu trabalho desde 2005, foi um dos vencedores do Prémio Bes Revelação em 2012, do Plat(t)form - Fotomuseum Winterthur em 2014 e recebeu o prémio especial do júri no Festival A 3 Bandas 2015, em Madrid. 


É representado pela Galeria Carlos Carvalho. 




22.12.01 - Tiago Casanova - Carne Viva

Projeto:

Mupi Gallery

Ficha Técnica

Poético ou Político?

Curadoria: João Baeta

Produção: Simão Martinez

Comunicação: Luis Masquete

Impressão: Lumen

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


22.12.01 - Tiago Casanova - Carne Viva

powered by

22.12.01 - Tiago Casanova - Carne Viva
22.12.01 - Tiago Casanova - Carne Viva
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile