Vivarium Festival
Image

O mais novo festival de new media português já tem data e nome: chamar-se-á Vivarium Festival, e acontece no Maus Hábitos, no Porto, a 24 e 25 de Março. Tendo por base os cruzamentos entre a humano e a tecnologia, o evento vai pensar o lugar do corpo e a da intimidade num tempo em que o digital, a tecnologia e as inteligências artificiais parecem contaminar a experiência humana. Workshops, performance, concertos, livros e dança compõem um alinhamento que provoca encontros inusitados entre a cultura humanista e a cultura cibernética, questionando as nossas maneiras de fazer e usufruir das artes num mundo digital.

Em destaque, a estreia nacional de Marco Donnarumma, nome essencial da media arte contemporânea, que se tem distinguido pela capacidade de usar a tecnologia emergente na construção de obras que são, ao mesmo tempo, íntimas e poderosas, oníricas e intransigentes, sensuais e conflituosas. No Porto, mostrará Corpus Nil, um ritual de nascimento para um corpo modificado, com a qual ganhou o prémio internacional Ars Electrónica Center. Ainda no campo performativo, espaço para a performance inédita de Jonathan Schatz (bailarino e coreógrafo) e Nicolat Canot (músico), In Vitro, a ser desenvolvida numa breve residência artística a ter lugar no Maus Hábitos. No plano nacional, Pedro Oliveira, baterista de peixe : avião apresenta Krake, o seu projeto experimental profundo e cheio de humor, já Ícaro Pintor e Joaquim Pavão apresentam Ifsting Split, uma performance multidisciplinar para ver em família no domingo.

Na área das artes visuais, estarão expostos ainda trabalhos de Silvestre Pestana, Miguel Palma, Diogo Tudela e Nerea Castro. Na área da literatura, Gonçalo M. Tavares orientará um workshop baseado no livro Atlas do Corpo e da Imaginação, sendo ainda um dos convidados da conversa Questões Éticas e Estéticas Abertas pela Revolução Digital, que contará também com António Cerveira Pinto, diretor artístico do The New Art Fest, e moderação de Marta Bernardes. A noite de sábado culminará numa festa clubbing.

Os bilhetes para a noite de sábado do festival (Marco Donnarumma + Live Act + Clubbing) estarão à venda, por 8 euros, na pré-venda (limitado a 60 bilhetes). As inscrições para o workshop do Gonçalo M. Tavares serão feitas à parte, através do email sacoazul@maushabitos.com, com o limite de 30 lugares, e custarão 30 euros. Será ainda possível comprar bilhete apenas para a componente clubbing do evento. As restantes actividades do festival são de entrada livre.

Image



Ficha Técnica


Edição 2018

Direção artística

Marianne Baillot
Rui Mascarenhas
Daniel Pires

Programação Musical
Luís Salgado

Direção de Produção
Mariana Vitale

Direção Técnica
Carlos Casaleiro

Produção Executiva
Carolina Grilo
Filipe Confraria

Colaboração
Kiko Richard
João Abreu
José Pedro Veloso

Gestão de Conteúdos Digitais
Mariana Oliveira

Organização
Saco Azul
Maus Hábitos

Webdesign
Bondlabs

Design de Comunicação
Soliddogma

Assessoria de Impressa
Sara Cunha

Documentação
Paulo Cunha Martins
Ana Carvalho


Fotografia

João Pádua


Apoio Financeiro
Ministério da Cultura
DGArtes
CM Porto
Else Association

Parceria
OpenField Criative Lab
ISMAI
INESC TEC


Apoio de Comunicação
U. Porto
Worldstudio
Antena 2
Metro do Porto
Canal 180

Patrocínio
Bondlayer

Eventos

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Image

powered by

Image
Image