Emergência foi o mote da programação para o biénio 2018/19 da Saco Azul Associação Cultural. A palavra emergência, em sua multiplicidade de sentidos – desde aquilo que urge, que brota e exige uma incontornável resposta imediata, assim como aquilo que desponta e marca o surgimento de algo singular no mundo – remete inevitavelmente aos acontecimentos contemporâneos que se manifestam nas suas mais variadas esferas e dimensões públicas – política, económica, social, cultural, ecológica.
Emergência foi o mote da programação para o biénio 2018/19 da Saco Azul Associação Cultural. Aposta em discursos curatoriais cuja fundamentação está presente na necessidade de existência contínua de diálogo, de cogitação acerca daquilo que pode ser considerado o comum e poderá contribuir para a sua construção.
A palavra emergência, em sua multiplicidade de sentidos – desde aquilo que urge, que brota e exige uma incontornável resposta imediata, assim como aquilo que desponta e marca o surgimento de algo singular no mundo – remete inevitavelmente aos acontecimentos contemporâneos que se manifestam nas suas mais variadas esferas e dimensões públicas – política, económica, social, cultural, ecológica.
O programa dá continuidade à programação estabelecida em anos anteriores – através dos programas "E agora” e "Floating Islands" que tiveram o intuito de aprofundar a colaboração entre artistas nacionais e internacionais, fomentar o diálogo entre produções contemporâneas e propiciar a experimentação e o espaço de reflexão crítica.
Esta edição além de acrescentar ao projeto desenvolvido a presença de curadores internacionais convidados, com um percurso reconhecido e sólido, desafia-os a criarem uma exposição em dois atos que se desdobrem em temáticas e pesquisas sem perder as características da apresentação expositiva próprias daquilo que na generalidade e habitualmente se designa como exposição individual.
Crédito da imagem:
Langlands & Bell, The past is never dead, 2019.
foto por João Pádua
__________________________________________________________
Ciclo de exposições
2018
Alviceleste | Márcia X., curadoria: Claudia Saldanha e Ricardo Ventura
15.02 a 18.03
Thiago Martins de Melo | Bárbara Balaclava, curadoria: Moacir dos Anjos
14.06 a 29.07
Ver as vozes dos artistas, curadoria: Miguel von Hafe Pérez
a partir do dia 22.06, no Metro do Porto
Adorno Político, curadoria: Tales Frey
15.11 a 20.01.19
2019
Agulha Guia: Eliane Duarte, curadoria: Cláudia Saldanha
14.02 a 24.03
Faz Que Vai | Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, curadoria: Moacir dos Anjos
13.06 a 28.07
Ver as Vozes dos Artistas #2, curadoria: Miguel von Hafe Pérez
18.10 a 20.12
Aparelho, curadoria: Tales Frey
14.11 a 30.12
Galeria
Press
Events
Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178
4º andar
4000-382 Porto
Produção & Programação Artística
sacoazul@maushabitos.com
danielpires@maushabitos.com
Assessoria de Imprensa