Shortcutz #265 MOSTRA FOTOGRAMA
11/3/2021

11/3/2021
20:30
Sessão de cinema

Shortcutz #265

MOSTRA FOTOGRAMA

curadoria Luísa Sequeira 

03.11 - 20h30 

Duração sessão: 46” 

Sala de Espetáculos   

 

Entrada Livre

 

MOSTRA FOTOGRAMA

Quantas imagens são precisas para se contar uma história?

Para Susan Sontag, “As fotografias podem ser mais memoráveis que as imagens em movimento, pois são uma nítida fatia do tempo, e não do fluxo”. Na mostra  Fotograma, apresentamos um conjunto de curtas-metragens, que questionam e exploram as várias relações da fotografia, quer seja pela forma ou pelo conteúdo, que nos fazem reflectir sobre  um cruzamento de fronteiras entre a fotografia e o cinema, o imóvel e os fotogramas animados, o material e o invisível.

A mostra “Fotograma” está inserida no MIP - Mês da Imagem do Porto. 

 

PROGRAMAÇÃO

TRANSIMAGEM, Patrícia Vieira Campos

Duração: 31´

2020

 

Sinopse:

Objeto fílmico resultante do trabalho de doutoramento em arte dos Media A Transimagem – Fotografia e subjetividade face à proliferação da Imagem. Uma reflexão que é um objeto experimental sobre a imagem, que se propõe olhá-la na atualidade, na forma como a usamos, partilhamos e nos deixamos guiar por ela. Uma abordagem que parte de um depósito privado e pessoal e da sua capacidade de produzir sentidos. Um objeto fílmico que propõe a ideia de transimagem através de sensações, sendo esta uma possível equação para entender o lugar de transladação que a imagem hoje opera. Uma peça de um puzzle que possa permitir definir a conjuntura atual, na qual a imagem se coloca em si própria e perante nós, transcendente, transgénero, transversal e transdisciplinar. A realidade, a imaginação e nós no presente da imagem.

Imagem e som: Patrícia Vieira Campos

Edição: Patrícia e Luís Vieira Campos

 

CASAS DA RUA, Ana luísa Oliveira e Rui Oliveira 

Som: Tiago Serafino

Edição: Rui Oliveira

Duração:10´

2012

 

Sinopse:

Casas devolutas, casas que albergam quem está na rua, casas cheias de histórias. Como vivem estas pessoas, como vivem a cidade, como ocupam o tempo. Um conjunto de histórias de pessoas que vivem ou viveram na rua, contadas na primeira pessoa.

 

QUANDO A LUZ SE APAGA, Tânia Prates 

Participação especial: Ana Paiva

Duração: 5´

2020

 

Sinopse:

O documentário Quando a Luz se Apaga tem como objetivo, através de ensaio experimental em vídeo e utilizando imagens do espólio fotográfico do Fundo Fotocine existente no acervo do Museu Municipal de Coruche, dar a conhecer alguns aspetos da realidade familiar de meados do século XX nesta região ribatejana e da sua relação com a fotografia.

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


21.11.03 -  Shortcutz #265 MOSTRA FOTOGRAMA

powered by

21.11.03 -  Shortcutz #265 MOSTRA FOTOGRAMA
21.11.03 -  Shortcutz #265 MOSTRA FOTOGRAMA
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile