Shortcutz Porto #269
6/22/2022
21:00
Sessão de cinema

Shortcutz Porto #269

22.06 - 21h00

Duração sessão: 20´

 

Sala de Espetáculos   

 

Entrada Livre / Free Entrance 

 


Nesta sessão do Shortcutz Porto, Luísa Sequeira e Rita Capucho apresentam uma sessão com convidadas e filmes que abordam  relações entre,  “Corpo” e  “ Alma”.

A realizadora Mónica Santos exibe a curta “ Alma”, a performer Letícia Maia apresenta,  "D Ó C I L_ objeto" e exibimos a  animação LÁBIOS de Emilie Praneuf.

Nesta sessão também vamos apresentar a associação MUTIM, Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento. A Mutim é uma associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual em Portugal fundada em 2022, nasceu  para combater a desigualdade de género na área do cinema e audiovisual em Portugal.


Programação


Alma de Mónica Santos 

7´54´´

Ficção

Portugal 2020 

Legendas em Inglês


Sinopse:

Uma expedição poética, em que a personagem vagueia na procura da sua alma gémea, somente para a encontrar bem perto de si.


"D Ó C I L_ objeto" de Letícia Maia

Vídeo registo de performance

4'13''

Brasil, 2017

Captura e edição: Rodrigo Munhoz (Aka Amor Experimental)


Sinopse 

Na performance D Ó C I L_ objeto, utilizo materiais artificiais de ajustamento do corpo feminino para modificar minha aparência. Tenho como referência a ideal de uma mulher, linda, objetificada e silenciosa, algo similar a uma boneca inflável.

Me monto a partir de acessórios e comportamentos que padronizam o feminino, brincando com a composição e estranhamento que o excesso de erotização provoca ao objetificar o corpo.

Montada; experimento gestos, poses, ações, e abro uma grande lata de leite condensado. Por meio de uma instrução escrita, convido o público a interagir com a ação; cada participante deve escolher um gesto ou pose para serem feitos por mim, então pode atirar leite condensado utilizando uma “arminha de água”.

 

BABINES| LÁBIOS de Emilie Praneuf

Animação 

08'28"

Bélgica, 2018

 

Sinopse

Numa tarde de verão, uma mulher se acaricia, sozinha em sua cama. Em algum lugar entre uma viagem emocionante e um transe poético, Babines é uma ode ao prazer.


Luísa Sequeira e Rita Capucho apresentam a Mutim - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento. A Mutim é uma associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual em Portugal fundada em 2022, nasceu  para combater a desigualdade de género na área do cinema e audiovisual em Portugal.

“Trabalhamos no sentido de gerar um pensamento crítico acerca de como as mulheres são representadas no cinema e audiovisual, acreditando que as histórias e imagens que produzimos hoje são as bases para a cultura do futuro.” Mutim 

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

marianavitale@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


Image

powered by

Image
Image